Empreendedorismo: Pedro Afonso é o quarto município com mais atendimentos na Sala do Empreendedor em setembro

No quesito atendentes de destaque, Pedro Afonso ocupa a 3ª posição, com destaque para o servidor Valeston Patrocínio Filho, da Secretaria de Meio Ambiente de Pedro Afonso

Com um total de 3.225 atendimentos realizados nas Salas do Empreendedor em todo o Tocantins no mês de setembro, o município de Pedro Afonso se destaca na quarta posição, com um total de 281 atendimentos realizados durante o último mês.

O número é o maior registrado em um mês desde o início dos atendimentos, em Pedro Afonso. De janeiro a setembro de 2023, o município registrou um total de 1.716 atendimentos.

Iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as Salas do Empreendedor estão presentes nos 26 estados e no Distrito Federal. No Tocantins, através de parcerias com as prefeituras municipais, a iniciativa está presente em 110 pontos de atendimento distribuídos em vários municípios.

Criadas com o objetivo de simplificar os serviços e otimizar o atendimento, às Salas do Empreendedor oferecem atendimento, consultorias e capacitações em gestão empresarial para os donos de pequenos negócios ou quem tenha interesse em empreender.

Em Pedro Afonso, os atendimentos são oferecidos pela prefeitura na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviço e Turismo. A excelência nos serviços prestados pela gestão tem garantido destaque ao município.

Além do quarto lugar em números de atendimentos durante setembro, o município também é destaque ao ocupar a quarta posição no quesito atendentes de destaque, através dos serviços prestados pelo servidor Valeston Patrocínio Filho. Em março do último ano, a Sala do Empreendedor de Pedro Afonso ganhou destaque com o segundo lugar na qualidade de atendimento.

O prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, comemora o resultado obtido através dos esforços da gestão municipal e de todos os seus integrantes para o alcance de bons resultados e a eficiência nos serviços prestados.

“O nosso principal objetivo é contribuir para a geração de renda e o fomento de pequenos negócios que contribuam com o desenvolvimento econômico de nosso município e região. Ficamos muito felizes em alcançar resultados e posições de destaque como essa, pois isso contribui para o reconhecimento e desenvolvimento de todos os setores de nossa administração”, destacou.

Empreendedorismo crescente

De acordo com dados do Sebrae, disponibilizados através do painel Data Sebrae, o Tocantins conta com 191,8 mil empreendedores cadastrados e um total de 110 Salas do Empreendedor ativas no Estado, com 13,8 mil clientes cadastrados.

Em Pedro Afonso, a Sala do Empreendedor conta com 372 clientes cadastrados com algum tipo de atendimento. Do total de 1.716 atendimentos realizados entre janeiro e setembro de 2023, entre os principais assuntos procurados estão a emissão ou atualização de DAS, declaração anual (DAS), impressão de CCMEI ou cartão CNPJ, entre outros.

Além dos serviços de formalização e orientações sobre registros, as Salas do Empreendedor possuem uma vasta oferta de informações relacionadas a eventos e capacitações locais em parceria entre o Sebrae e o município, estimativa de compras (bens de consumo) e editais de licitação que estão em vigência no seu município, entre outros serviços, consultorias e capacitações.