Prefeitura de Pedro Afonso promove 5ª edição do Festival de Caju

Diversos pratos derivados do caju foram apresentados no dia 3 de outubro, durante todo o dia, no museu histórico de Pedro Afonso

Fruto encontrado em abundância pelas terras tocantinenses, especialmente no período de julho a novembro, o Caju ganhou mais uma vez diversas formas de preparo apresentadas na 5ª edição do Festival de Caju de Pedro Afonso.

Promovido pelo Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), a ação contou com parceria da prefeitura de Pedro Afonso, além de apoio da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa), o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFTO) campus Pedro Afonso. O festival foi realizado no último dia 3 de outubro, no Museu Histórico de Pedro Afonso, Frei Rafael de Taggia.

Das 8h às 20h, quem visitou o evento pôde encontrar diversos pratos derivados do caju, entre eles, doces, bolos, rapaduras, paçocas, castanhas e sucos. O festival oferece uma oportunidade de os Pedro Afonsinos contribuírem para a memória cultural da região e preservação da fruta, de extrema relevância para o patrimônio imaterial do Tocantins.

Para o professor e historiador do Museu de Pedro Afonso, Fabrício Rocha, a ação tem o objetivo de resgatar e manter viva a tradição do caju na região e promover o incentivo para o cultivo e consumo do fruto.

“A ação visa resgatar a cultura do caju na região, principalmente o incentivo ao plantio do cajuí, que é a fruta típica do Cerrado, do nosso bioma”, reforçou o servidor.

O prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, parabenizou a iniciativa e o empenho da gestão em contribuir com um evento importante para a valorização da cultura regional.

“Nós ficamos muito felizes em contribuir com um evento de tamanha importância e relevância na valorização e reconhecimento da nossa cultura local e regional. Fica aqui meu sincero agradecimento pela oportunidade da parceria e parabenizo a todos os envolvidos nessa importante iniciativa”.

Entre as novidades deste ano, a edição recebeu entre os pratos, opções como geleia, pavê, rapadura, doce de calda, entre outros. O evento é mais um momento para a valorização e incentivo à culinária local.