Consulta Pública do PPA mobiliza comunidade em Pedro Afonso e destaca Educação para investimentos

Mais de 500 pessoas participaram da programação durante todo o dia, na ETI Profº. Antônio Belarmino Filho, representando 13 municípios da Região Meio Norte 2

Na última terça-feira, 5, Pedro Afonso assumiu o papel de anfitrião da 8ª Consulta Pública do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, organizada pelo Governo do Tocantins. O evento reuniu mais de 500 pessoas representando 13 cidades da Região Meio Norte 2, que participaram ativamente na definição das prioridades para os próximos anos.

O prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, enfatizou a importância da consulta pública para a comunidade local. “Este é um momento crucial para nossa região, onde podemos influenciar diretamente o futuro do nosso município e de toda a região circundante. É uma oportunidade única para expressar nossas necessidades e aspirações”, comentou.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, durante sua fala, destacou o entusiasmo da população em participar das consultas públicas. “A população tem feito sua parte, opinando, defendendo suas demandas e pedindo o que é preciso para a região”, afirmou o gestor, ao enfatizar o compromisso do governador Wanderlei Barbosa em ouvir as demandas dos tocantinenses.

A Educação emergiu como a prioridade principal, com o Eixo de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação sendo eleito como o foco central da comunidade. O desafio escolhido, “Valorizar os profissionais da Educação,” reflete o compromisso tanto com os educadores quanto com a comunidade acadêmica.

Além disso, outros eixos temáticos também tiveram suas prioridades definidas. No Eixo Segurança, Assistência Social e Cidadania, a modernização da infraestrutura de segurança pública foi destacada. Já no Eixo Saúde e Bem-Estar, a atenção primária em saúde ganhou destaque.

A população também enfatizou a necessidade de melhorias na infraestrutura econômica e urbana e na gestão pública e governança, assim como na revisão dos limites municipais.

A consulta pública em Pedro Afonso faz parte de um esforço regional, com a Regional Meio Norte 2 englobando 13 cidades, incluindo Pedro Afonso. Será um total de 10 consultas públicas para a elaboração do PPA 2024-2027, que será encaminhado à Casa de Leis em novembro. É a oportunidade para a comunidade moldar um futuro melhor para a região, e as vozes dos cidadãos estão sendo ouvidas com atenção.