Pedro Afonso chega aos 175 anos com gestão equilibrada, no ritmo do desenvolvimento econômico e saldo positivo no agronegócio

Pedro Afonso completa 175 anos nesta sexta-feira, 15 de julho. Considerado um dos municípios tocantinenses com forte potencial para o agronegócio, Pedro Afonso se destaca pela produção de cana de açúcar, considerado entre os grandes municípios produtores da região Norte do país, inclusive com exportações. Além da  soja, milho, arroz, mandioca, feijão, melancia, abacaxi, dentre outros, e diversos alimentos da agricultura familiar cultivados no município.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec/TO), Pedro Afonso conta com um efetivo bovino de mais 26 mil cabeças de gado.

O município conta com mais de mil empresas de médio e grande porte, além de grandes empresas que atuam no ramo do agronegócio, com logística, tecnologia e assistência técnica aos produtores rurais, vendas de máquinas, equipamentos e insumos (adubos, sementes e defensivos em geral).

Ferrovia Norte-Sul (FNS)

Pedro Afonso fica próximo da Ferrovia Norte-Sul que, em breve, contará com a implementação do terminal intermodal na divisa de Tupirama e Guaraí. O Porto Seco vai fortalecer a região com as operações de embarque e desembarque no novo pátio.

BR-235

Uma das bandeiras do prefeito de Pedro Afonso e presidente do Consórcio Delta Tocantins, Dr. Joaquim Pinheiro, o município conta com a expectativa da construção da BR-235, uma rodovia que corta o município ligando a mais seis estados. No último mês de março, o governo federal publicou o edital do projeto para construção da BR-235.

“Em toda a sua extensão, a BR-235 atravessa os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí”, explica o prefeito Joaquim Pinheiro.

Mapa do Turismo Brasileiro

Pedro Afonso recebeu o certificado que reconhece o município como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023. A inclusão do município foi confirmada pelo Ministério do Turismo em 2022.

O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

Prefeito Joaquim Pinheiro (direita), ao lado do vice-prefeito Meneses, com o certificado que reconhece Pedro Afonso como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro.

Temporada de Praia

Após dois anos sem realizar a temporada de praia, devido a pandemia causada pela Covid-19, Pedro Afonso retorna com a programação das praias e espera receber mais de 100 mil turistas durante a temporada de julho e o período que os turistas seguem aproveitando até agosto.

“O que vai gerar alta movimentação financeira e fomentar o comércio da cidade. A expectativa é que as vendas aumentem em 80% com as festividades e turismo. A temporada de praia é um diferencial do município. Um orgulho para os pedroafonsinos”, reforça o prefeito.

Investimentos públicos

Para melhor qualidade de vida e cuidando da população, a Prefeitura de Pedro Afonso investe para melhorias dos serviços públicos, obras e impulsionamento do desenvolvimento econômico para o município.

A atual gestão, já investiu mais de R$6 milhões em obras de pavimentação, drenagem, ampliação da rede de abastecimento de água, ampliação e reformas de escolas, unidades de saúde e demais prédios públicos. Construção de Academia de Saúde, Centro de Especialidades Médicas e Centro do Idoso, ampliação e reforma do Terminal Rodoviário, reforma da Feira Municipal, além das diversas obras em andamento e que ainda serão entregues.

Também foram adquiridos ambulâncias, máquinas, tratores, caminhões caçambas, ônibus escolar, além de 7 veículos para reforço nas atividades administrativas do governo municipal.

Para o prefeito Dr. Joaquim Pinheiro, representar os pedroafonsinos e contribuir com o desenvolvimento do município é gratificante e está sendo uma honra. “Essa terra tem história e vamos continuar escrevendo o melhor futuro com obras e investimentos para a melhoria de vida da nossa gente. Uma cidade, uma cultura, um povo e 175 anos de muitas histórias para celebrar. Parabéns, Pedro Afonso, parabéns pedroafonsinos. Respeito pela história, paixão pelo seu povo! Cuidar da cidade é valorizar nossa gente”, celebra o chefe do Poder Executivo Municipal .

Prefeito Dr. Joaquim Pinheiro: “Parabéns, Pedro Afonso, parabéns pedroafonsinos. Respeito pela história, paixão pelo seu povo! Cuidar da cidade é valorizar nossa gente”.

Dados do município

O município ocupa uma área territorial de mais de 2 mil quilômetros quadrados, com uma população de aproximadamente 14 mil habitantes. Com forte potencial turístico, Pedro Afonso conta com 10 hotéis, com capacidade para mais de 400 pessoas, além de 40 restaurantes e lanchonetes.

Fontes: Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Sics); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Agência de Defesa Agropecuária (Adapec/TO);  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A; Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (Acipa); Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa).

Crédito da imagem: Ascom Coapa