Prefeitura de Pedro Afonso conta com testes rápidos da dengue e emite alerta contra propagação da doença

População pode procurar uma unidade de saúde e realizar o diagnóstico com testes rápidos da dengue.

Secretaria Municipal de Saúde intensificou as fiscalizações nas residências, além de carro de som, borrifação, redes sociais e campanhas educativas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso reforça o alerta contra a propagação da dengue após confirmação de casos hemorrágicos. O município também orienta a população para a importância de procurar uma unidade de saúde e realizar o diagnóstico com testes rápidos da doença.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Kelma de Souza França, o município encontra-se em estado de alerta ao agravo da dengue, contando com casos notificados da doença, inclusive hemorrágica. “Todos os casos são acompanhados  e monitorados pelos profissionais de saúde. É importante o exame complementar pelos testes rápidos, com o diagnóstico precoce da doença, podendo iniciar o tratamento imediato”, alerta.

Segundo os dados epidemiológicos no município, em 2022 foram 69 casos notificados, incluindo casos hemorrágicos. Diante disso, os agentes de endemias do município intensificaram as fiscalizações nas residências, além de carro de som, borrifação, redes sociais e campanhas educativas.

Sintomas

Dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor na barriga e náuseas, dores no corpo e febre. Esses são os principais sintomas de quem está com suspeita de dengue. ⠀

Se você apresentar algum desses sinais, procure uma das unidades de saúde do município para iniciar o tratamento correto.

Fique atento

Os principais criadouros do mosquito ainda são encontrados nas residências, principalmente nos quintais, como baldes sem tampa, vasilhas, pratos de plantas e caixas d’água destampadas. Mas não se pode descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, entre outros.

Unidades de saúde de Pedro Afonso

UBS Tenente Salustiano: Rua Guimarães Natal, Centro (63) 3466-1765