Pedro Afonso realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef para discutir melhorias da políticas para crianças e adolescentes

Ações voltadas para crianças e adolescentes são promovidas pelas  secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde

Na última terça-feira, 08 de março, aconteceu o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef de Pedro Afonso, edição 2021/2024, no auditório do Teatro Municipal professora Adriana Correia. O evento contou com mais de 70 pessoas e foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e pela Comissão Intersetorial no Município.

Com ações focadas nas secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, o Fórum promoveu o planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

Segundo a articuladora Patrícia Gomes de Sousa Nunes, o evento é um ‘pontapé inicial’ para obtenção da edição 2021/2024 do Selo Unicef. “A intenção é qualificar políticas públicas para crianças e adolescentes e, a partir do momento que alcançarmos isso, podemos conquistar a certificação que é um ponto importante para o município pleitear recursos”, esclarece.

Participaram do Fórum, o vice-prefeito de Pedro Afonso, Luis Meneses; a  defensora pública Teresa de Maria Bonfim Nunes; a secretária municipal de Educação, Maria Lucimaria; da Assistência Social, Soraya Santos; e Kelma de Souza França, da Saúde.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e que confere certificação de qualidade aos municípios que melhoram a vida das crianças e dos adolescentes através de políticas públicas. Dentre as ações propostas do selo está à realização de Fóruns Comunitários que são espaços de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais.