Prefeitura de Pedro Afonso promoveu dias de campo para 200 indígenas xerente da Aldeia Lajeado

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comércio, Serviço, Indústria e Turismo, em parceria com as secretarias de Educação, Agricultura,Saúde, Esporte, Infraestrutura, Administração e Assistência Social, realizou dois dias de campo na Aldeia Lajeado, a cerca de 50km da cidade. A ação, com um viés ambiental, foi encerrada nesta sexta-feira, 22, com o oferecimento de um almoço para os indígenas e instrutores e voluntários.

Participaram dos dias de campo 200 indígenas da etnia xerente, que habita a região. Eles receberam sementes de plantas nativas do cerrado para a manutenção da flora local e de milho para produção, aprenderam sobre roça tradicional, manejo e coleta sustentável do capim dourado, destinação de resíduos sólidos e ainda sobre cuidados com o meio ambiente. Também foram entregues kits de higiene bucal, contêiner para coleta de lixo e equipamentos para combate a incêndios, bem como foram feitos aceiros para evitar que o fogo se espalhe em eventuais queimadas.

Para o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro (PP), este tipo de ação reforça o compromisso da gestão com toda a população. “A gente trabalha por todos os pedroafonsinos, incluindo, claro, os indígenas. Nesses dias de campo, levamos orientações e ferramentas para facilitar e modernizar o dia a dia deles na produção de alimentos e até na proteção do meio ambiente, que é uma coisa que eles já fazem e que é muito importante para a nossa cidade”, declarou o gestor.

Para a realização dos dias de campo na Aldeia Lajeado, a prefeitura contou com os apoios da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo