Prefeitura de Pedro Afonso realiza ações sobre a importância do combate à Hanseníase

Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso realizou ações de conscientização do Dia D de Enfrentamento à Hanseníase. A programação contou com capacitação para os profissionais de saúde, busca ativa dos contatos dos pacientes, adesivaço, roda de conversa nas unidades de saúde e carreata pelas ruas da cidade.

O encerramento da ação aconteceu nesta quinta-feira, 10/11, com uma grande carreata de mobilização, com cerca de 30 veículos, dentre carros e motos, e participação de cerca de 50 pessoas.

A secretária municipal de Saúde de Pedro Afonso, Kelma França, alerta que a hanseníase tem cura e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas para diagnóstico precoce e tratamento imediato. “Os sinais mais frequentes incluem dormência, formigamento e diminuição na força física das mãos, pés ou pálpebras, além de manchas brancas ou avermelhadas com diminuição ou perda da sensação de calor, de dor ou do tato. Em caso de qualquer sintoma é importante que a pessoa busque a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, reforça a gestora.

Dados no Tocantins

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), o Tocantins ocupa o 2º lugar nacional no ranking brasileiro de Estados com maior número de notificados com hanseníase. Em 2021 foram registrados 765 novos casos e até o início de novembro, conforme o Portal Integra Saúde, 566 já foram contabilizados.