Ideb aponta a Rede Municipal da Educação de Pedro Afonso como 2ª melhor do Tocantins

A Rede Municipal de Educação de Pedro Afonso conquistou o segundo lugar dentre os municípios do Tocantins, com média 5.9 nas séries iniciais (1º ao 5º ano), conforme os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados nesta sexta-feira, 16/09, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com os dados, Pedro Afonso fica abaixo apenas da Capital Palmas (média 6.1). Entretanto, a Rede Municipal de Educação de Pedro Afonso (média 5,9) está acima da média Brasil dos municípios (média 5,8).

Para a secretária municipal de Educação, Lucimaria Ribeiro, a conquista é resultado dos investimentos da Prefeitura de Pedro Afonso e do excelente trabalho dos professores. “Em meio a pandemia causada pela Covid-19, com escolas fechadas e ensino remoto, levando em consideração que o Brasil registrou piora no aprendizado de estudantes em todos os níveis avaliados, Pedro Afonso manteve a média, ou seja, não deixou cair o nível de aprendizado. Estamos colhendo os frutos dos investimentos e a atenção especial que o prefeito Dr. Joaquim Pinheiro tem com as escolas, bem como a valorização dos professores. Também, vale destacar o comprometimento dos professores com a melhoria do aprendizado”, ressalta a gestora da pasta.

Ao receber o resultado, o prefeito de Pedro Afonso e presidente do Consórcio Delta do Tocantins, que representa municípios tocantinenses, Dr. Joaquim Pinheiro, avaliou que os índices comprovam que a atual gestão está investindo no futuro do município, com o reforço da educação para crianças e adolescentes, em parceria com professores e todos os educadores da rede municipal. “Reformamos escolas, investimos em materiais pedagógicos e tecnológicos, além da valorização dos professores com o pagamento de seus direitos trabalhistas. Mas, não para por aí, temos muitas novidades e outras conquistas para alcançar. Contamos com o apoio de todos os educadores para alcançarmos níveis mais altos”, comemora o chefe do Poder Executivo Municipal.

Investimentos

Em 2022, a atual gestão reformou três escolas municipais, com recursos próprios da arrecadação municipal, em torno de 1,8 milhão em investimentos. São elas: José Combas, Jandevam e Sousa Aguiar.

Vale destacar também a climatização das salas de aula, merenda escolar de qualidade e formação continuada para todos os educadores.

A rede municipal da educação conta com mais de 1.600 alunos matriculados e atende da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Escolas municipais de Pedro Afonso

Escola Municipal José Combas Alameda: Avenida Tocantins – Setor Aeroporto II

Escola Municipal Jandevam: Rua Constâncio Gomes – Centro.

Escola Municipal Sousa Aguiar: Rua Sousa Aguiar – Jardim Bela Vista I

Escola Municipal Boa Esperança – Vila Mata Verde