Prefeitura de Pedro Afonso finaliza serviços de iluminação da Ponte sobre o Rio Tocantins com tecnologia LED

O prefeito de Pedro Afonso e presidente do Consórcio Delta Tocantins que representa municípios tocantinenses, Dr. Joaquim Pinheiro, anunciou nesta semana que a Ponte sobre o Rio Tocantins passa a contar com as eficientes lâmpadas brancas de tecnologia LED. Antes, o local era iluminado pelas lâmpadas comuns amarelas (lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio).

Segundo o prefeito Dr. Joaquim Pinheiro, o objetivo é de melhorar o ambiente na ponte, embelezar a área, considerado um cartão postal de Pedro Afonso, e ainda gerar economia aos cofres públicos. “Quando assumimos a gestão, em 2021, essa importante ponte estava no escuro, devido às lâmpadas queimadas. Realizamos a manutenção com lâmpadas de vapor de sódio e, agora, modernizamos o local com a tecnologia LED”, ressalta o chefe do Poder Executivo Municipal.

No total, foram substituídas 66 lâmpadas para a tecnologia LED, além de troca dos sinalizadores e reestruturação com a troca de mais de 200 metros de cabos da rede elétrica. Os investimentos foram com recursos próprios da arrecadação municipal.

Histórico

A Ponte sobre o rio Tocantins recebe o nome de Leôncio de Sousa Miranda, sendo a principal via de acesso para Pedro Afonso. É um importante meio de ligação da BR-235, rodovia federal que liga o Tocantins aos estados do Pará e Maranhão. Sua importância, porém, é nacional, por possibilitar a interligação da região amazônica ao Nordeste brasileiro. Com a construção da BR-235, a ponte ganhará mais visibilidade nacional, juntamente com o município de Pedro Afonso.