Curso de inseminação capacita produtores rurais de Pedro Afonso

A prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue com as ações de assistência técnica aos produtores rurais do município. Desta vez, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Faet/Senar), Sindicato Rural de Pedro Afonso, foi realizado no semana de 18 a 22 de julho o 2º Curso de Inseminação Artificial.

As aulas práticas ocorreram na fazenda Serra Branca, do produtor rural Raimundo Guimaraes. Em campo, os alunos aprenderam as técnicas de inseminação, manuseio de botijão de sêmen, descongelamento de sêmen e manuseio antes de inseminar o animal.

A inseminação artificial em bovinos é uma técnica de reprodução em que o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca com a utilização de equipamentos específicos. A aplicação feita por um profissional da área tem o objetivo de fecundar uma fêmea sem o contato físico do macho. Por conta de programas de incentivo à inseminação e treinamento de mão de obra, o sistema FAET/Senar está estimulando o melhoramento genético do rebanho bovino em todo o Tocantins.