Pedro Afonso passa a contar com Escola Estadual de Tempo Integral

A escola inaugurada nesta terça-feira, 28, recebeu o nome de Professor Antônio Belarmino Filho

Pedro Afonso recebeu nesta terça-feira, 28, a estrutura de mais de 10 mil m² da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho. A ETI vai atender cerca de 750 estudantes a partir de agosto. A unidade de ensino inaugurada pelo governador Wanderlei Barbosa teve a obra iniciada em 2013 e, após uma série de paralisações, foi concluída com mais de R$ 18,1 milhões em investimentos. 

O prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Martins Pinheiro Filho, agradeceu a entrega da nova estrutura escolar e enfatizou a destinação de recursos do Governo do Tocantins aos municípios. “Quero agradecer pela excelente obra dessa escola e pelos R$ 2 milhões [destinados aos municípios via Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego]. Empregamos a primeira parcela com obra asfáltica de boa qualidade”, assegurou.

A escola conta com 21 salas de aula, sala de música, sala multiuso, biblioteca, seis laboratórios (física, química, biologia, ciências, informática e línguas), espaço para professores, sala de informática, sala de vídeo, sala de leitura, refeitório, cozinha, salão multiuso, salas de artes marciais, pátio coberto com palco, ateliê, dentre outros.

A escola possui ainda quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica com arquibancada, bloco esportivo com sala de artes marciais, sala de dança, sala de coral, banheiros com vestiários, primeiros socorros, consultório odontológico, auditório com camarins, banheiros, palco, foyer e hall.

O nome da unidade de ensino é uma homenagem ao professor Antônio Belarmino Filho, que fez história em Pedro Afonso pela habilidade e estilo em mediar o conhecimento.

Especialista em Língua Portuguesa pelo Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, professor Belarmino prestou serviços educacionais no Ginásio Cristo Rei, no Colégio Agrícola e foi secretário municipal de Administração, por dez anos, até cerrar sua trajetória profissional, em 1983, com a aposentadoria. Professor Belarmino faleceu em 1º de janeiro de 2018 deixando sua marca como um dos educadores mais memoráveis de cidade.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo