PEDRO AFONSO TEM AVALIAÇÃO POSITIVA DO TESOURO NACIONAL COM NOTA AAA

A Prefeitura Municipal de Pedro Afonso, na região médio norte do Tocantins, tem avaliação positiva em análise da capacidade de pagamento que apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais, eventualmente desejem contrair novos saldos com garantia da União. A análise é feita pelo Tesouro Nacional.

De acordo com o Tesouro Nacional “a metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município.”

O Prefeito Joaquim Pinheiro destaca que “as avaliações comprovaram que o Município de Pedro Afonso agiu de forma diferenciada no que diz respeito à observação das contas públicas, uma vez que os serviços relacionados à fazenda pública municipal são rigidamente monitoradas pelos profissionais que se dedicam a esse serviço.”
Pedro Afonso está a 210 km de Palmas, Capital do Tocantins, possui mais de 15.000 habitantes.