Oficina de Teatro

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, em parceria com a FETAC (Federação Tocantinense de Artes Cênicas) e apoio da Adetuc (Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa) – Governo do Estado do Tocantins, realizou no último dia 11 de setembro de 2021, uma oficina de teatro, com a instrutora Suzany Noleto, que é atriz, formada em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins, professora de teatro e professora na Rede Estadual de Ensino no Teatro Público Municipal Adriana Correia.

A programação faz parte do I Circuito Estadual de Formação Cênica, realizado através das diretrizes da Lei Aldir Blanc.

Esta relevante ação, permitiu que Pedro Afonso se tornasse literalmente um palco de fomento desta importante arte cênica, trazendo aos participantes experiências com os princípios teatrais através de jogos lúdicos e dramáticos, com improvisação verbal e não verbal para o desenvolvimento das habilidades de criatividade, memória, foco, concentração e prontidão de cena.

Na oportunidade, propiciou-se também ao participante o desenvolvimento de alguns conceitos para a construção de cenas teatrais, que envolve o desenvolvimento do conceito de jogo teatral, consolidação social de cooperação, expressão corporal e autoconhecimento.

A oficina teatral serviu para promover oportunidades para jovens e adultos desenvolverem práticas, operando com um modo coletivo de produção de arte, ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, a partir de situações do cotidiano, explorando as capacidades do corpo e da voz.