Com o objetivo de incentivar e fortalecer o título de município integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023 e também com forte desenvolvimento para o agronegócio, a Prefeitura de Pedro Afonso finalizou a instalação de mais dois monumentos que representam a agropecuária. Antes, a estátua de um cavalo mangalarga marchador já contemplava o ambiente no trevo próximo à Praça IFTO. Agora foi a vez de um trator, doado por um produtor rural, exposto no trevo após a ponte do Rio Tocantins, além da estátua de dois bois no trevo da entrada do Setor Aeroporto II.
O prefeito de Pedro Afonso e presidente do Consórcio Delta do Tocantins, que representa municípios tocantinenses, Dr. Joaquim Pinheiro, justifica que Pedro Afonso conta com uma economia pujante na área do agronegócio. “O trator representa a agricultura, os bois a pecuária e o cavalo mangalarga marchador representando a vaquejada e a tradicional Corrida de Cavalos que acontece no município. Todas as peças são em tamanhos reais”, explica o chefe do Poder Executivo Municipal.
O trator foi doado pelo produtor rural Hélio Maiole e reformado pelo colaborador José Petronio de Jesus.
Com forte potencial para o agronegócio, Pedro Afonso se destaca pela produção de cana de açúcar, considerado entre os grandes municípios produtores da região Norte do país, inclusive com exportações. Além da soja, milho, arroz, mandioca, feijão, melancia, abacaxi, dentre outros, e diversos alimentos da agricultura familiar cultivados no município.