Tradição marca desfile de 7 de Setembro em Pedro Afonso

O espírito cívico tomou de conta das principais ruas do centro de Pedro Afonso na manhã de sábado, 7 de setembro. Centenas de pedroafonsinos acompanharam o desfile em celebração a data que marca a Independência do Brasil, proclamada em 1822.

Os pelotões, que fizeram o tradicional percurso na Avenida Benjamin Constant em frente à Praça Coronel Lysias Rodrigues, foram formados por alunos das escolas do município, além de instituições como o Tiro de Guerra 11-004, Instituto Federal do Tocantins, Campus Avançado de Pedro Afonso e o pelotão de Reservistas do Exército Brasileiro. 

Abordando diversos temas, com apresentações culturais e artísticas, os alunos encantaram o público que acordou cedo para acompanhar o desfile cívico, um dos mais tradicionais da região. 

Segundo a conselheira tutelar Cleidiane Soares Salviano do município de Bom Jesus do Tocantins, que levou os filhos para acompanhar o momento cívico, o 7 de Setembro é uma data bastante esperada por todos os pedroafonsinos e também que reside na região. “É sempre um espetáculo muito bonito de acompanhar, as pessoas lutam a praça para ver os pelotões passarem e resgatar essa patriotismo e civismo, além do amor a nossa pátria”, afirmou a conselheira. 

Já a pedroafonsina Rita de Cássia Alves destacou que o evento é um momento de união de toda a comunidade. “Todas as famílias acompanham esse desfile, os pais, avós, vem para ver os seus filhos desfilando e também para prestigiar essa grande festa que a comunidade faz no dia da independência. Eu participei dos desfiles quando era criança e adolescente e continuo passando essa tradição aos meus filhos, trazendo eles todos os anos e incentivando a participar”, frisou. 

O desfile de 7 de setembro encerrou a programação da Semana da Pátria, aberta no dia primeiro, onde todos os dias, alunos das instituições de ensino, Polícia Militar e Tiro de Guerra 11-004, participavam, no início da manhã, do hasteamento da bandeira e momento cívico na Praça Coronel Lysias Rodrigues. 

Para o instrutor do Tiro de Guerra 11-004, com sede em Pedro Afonso, o subtenente Paulo Henrique Barcelos, que participou das celebrações no município pela primeira vez parabenizou a comunidade pelo momento de união e civismo. Parabéns a sociedade pedroafonsina e de toda a região, pois mostraram um exemplo de cidadania e representaram que ser brasileiro é ter paixão pelo Brasil”, destacou o instrutor. 

Ao fazer a abertura do desfile, o prefeito de Pedro Afonso Jairo Soares Mariano ressaltou a relevância da data para a construção da história brasileira e também a importância da tradição para o município. “Todos os anos temos milhares de pessoas reunidas para acompanhar esse lindo evento. Isso faz parte da história de Pedro Afonso, nossa tradição do 7 de Setembro mostra o quanto amamos não só nossa pátria, mas o lugar em que vivemos e que somos brasileiros com muito orgulho e estamos aqui para construir um país cada vez melhor”, salientou o gestor municipal.