Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento atesta Sisapa e destaca transparência em informações

A Sistema de Saneamento de Pedro Afonso recebeu esta semana o atestado de regularidade do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), vinculado à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, sobre os serviços prestados no ano de 2016. .

O documento destacou que o Sisapa atendeu de forma contínua a Coleta de Dados do SNIS, cumprindo com suas obrigações quanto a obrigação de fornecimento regular de dados do sistema de abastecimento de Pedro Afonso, como qualidade da água; quantidade de ligações; extensão de rede de abastecimento, volume de água; receitas e despesas; investimentos realizados entre outros itens exigidos pela Normativa de Programas de Investimentos em Saneamento do Ministério das Cidades.

O que é o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento?

O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades (MCID), constitui o maior e mais importante sistema de informações do setor saneamento no Brasil, apoiando-se em um banco de dados que contém informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro, contábil e de qualidade sobre a prestação de serviços de água, de esgotos e de manejo de resíduos sólidos urbanos.

Por meio do SNIS o Governo Federal implementa os indicadores de referência para comparação e guias de medição do desempenho da prestação de serviços dos Sistemas de Saneamento. As informações do SNIS são coletadas anualmente e provêm de prestadores de serviços ou órgãos municipais encarregados da gestão dos serviços.