Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre combate ao Aedes Aegypti

Estamos no período chuvoso que, aliado ao calor, deixa o clima propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

No ano de 2018 os principais depósitos encontrados com focos durante as Visitas dos Agentes de Endemias em Pedro Afonso, foram depósitos “B”, correspondendo ao valor 48%, são eles pratinho de plantas, vasilhames, copos, bebedouros de animais e outros. que podem ser prevenidos com cuidados simples e diários.

De acordo o secretário Municipal de Saúde, José Martins de França 90% dos focos do Aedes Aegypti estão dentro da sua casa. “Por isso a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros. Essa é a única forma de prevenção”, afirma José Martins.

No mês de dezembro, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, membros da Sala Municipal de Coordenação, Controle e Combate ao Aedes e demais parceiros realizaram o Mutirão Consciente e limpeza de toda a cidade.

Além das grandes ações os agentes de Combate às Endemias vêm trabalhando a cada 15 dias nos pontos estratégicos, como cemitério, ferro-velho, borracharia e oficinas, por meio de ações de orientação, eliminação e tratamento químico de depósitos. Ação também realizada em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde que trabalham a Educação em Saúde com a população através das visitas domiciliares.

Para que não sejamos pegos pelo mosquito devemos tomar alguns cuidados muito importantes:

•           Verificar se a caixa d’água está bem fechada;

•           Não acumular vasilhames no quintal;

•           Verificar se as calhas estão entupidas;

•           Colocar areia nos pratos dos vasos de planta;

•           Uso de repelentes;

•           Limpar as piscinas;

•           Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos.