Secretaria de Trabalho e Assistência Social entrega certificados do curso de Eletricista Residencial

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou na última semana a cerimônia de encerramento do curso de Eletricista, com ênfase em instalação residencial.

A entrega dos certificados, realizada na sede da secretaria de Trabalho e Assistência Social, contou com a presença dos alunos concluintes do curso, da primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social Luciane Fialho e da subsecretária Jurany da Silva Oliveira Paulino.

Em seu pronunciamento, Luciane Fialho destacou a dedicação dos alunos e o programa de incentivo do município de Pedro Afonso para a qualificação e inclusão profissional. “Todos os alunos estão de parabéns por se dedicaram ao curso e hoje receberem os seus certificados com um aprendizado de excelência. Nós da gestão temos investido nesse programa de qualificação, pois acreditamos na educação e profissionalização como a porta principal para o mercado de trabalho”, destacou Luciane.

Atuando como marceneiro, o jovem José Augusto de Araújo Neves, 25, parabenizou a gestão pelo curso e ressaltou a importância de garantir qualificação gratuita à comunidade. “Foi um curso muito bom, um aprendizado novo onde eu e os outros meninos pudemos nos capacitar sem custos, coisa que é muito difícil nessa área de elétrica. Então a Prefeitura está de parabéns por garantir esse curso para os homens da comunidade”, afirma José Augusto que pretende seguir a área de elétrica.

Já o ajudante de pedreiro Reinaldo Coelho Ribeiro, 28 anos, avaliou positivamente o curso de formação. “É um aprendizado de excelência. Agora com a formatura deste curso a gente espera que tenha mais, pois assim mais pessoas participam e mais podem se qualificar para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Ao todo 12 alunos concluíram o curso, que teve como instrutor o eletricista, Lucas Valadares, que possui mais de 20 anos de profissão. “Muito além de passar a parte técnica, trabalhamos durante o curso os conceitos de profissionalismo, que vai desde o conhecimento técnico adquirido aqui no curso, como o trato às pessoas, da qualidade dos serviços prestados. Isso é o que faz a diferença no mercado de trabalho”, frisa Lucas.

O curso de eletricista residencial faz parte do programa de incentivo a profissionalização e inclusão ao mercado de trabalho, lançado no início de 2018, com 17 cursos, totalmente gratuitos que busca incentivar jovens e adultos a qualificar-se para aperfeiçoar os conhecimentos, conquistar a autonomia financeira e ganhar maior destaque na carreira profissional.