Secretaria de Saúde realizará “Mutirão Consciente contra o Aedes”

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará entre os dias 10 a 14 de dezembro mais uma edição do “Mutirão Consciente contra o Aedes”.

A ação, promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com diversos parceiros, objetiva sensibilizar a população para o cuidado com seu quintal, por meio da limpeza e a vigilância de objetos que acumulem água evitando assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e o vírus zika.

O secretário de Saúde, José Martins de França, alerta que para evitar o aumento de casos destas doenças, a orientação que o Ministério da Saúde repassar é que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros do mosquito. “As medidas incluem, por exemplo, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, assim como o uso de repelentes, telas de proteção ou mosquiteiros e roupas compridas”, frisa José Martins.

Já a diretora de Vigilância em Saúde, Daniella Rodrigues Barbosa destaca que ao participar do Mutirão Consciente a comunidade acaba prevenindo o aumento de doenças no município. “Sabe-se que as ações de promoção e prevenção tem grande impacto na redução do número de adoecimento da população, mas é sempre necessária sua intensificação. Esta ação objetiva mobilizar e informar a população dos riscos eminentes devidos ao acúmulo de lixos e locais propícios para proliferação deste agente causador”, destaca.

Calendário

O Mutirão Consciente contra o Aedes será realizado por setores, sendo efetuada a mobilização e limpeza em dias diferentes. Confira o cronograma.

Mobilização

Segunda-feira (10/12)     Aeroporto II

Terça-feira (11/12) Setores Zacarias Campelo, Joaquim Matos Lima, Maria Galvão, Nelzir Pedreiro, Ana Raquel E Jardim Bela Vista I e II

Quarta-feira (12/12) Aeroporto I, Santo Afonso e Centro