Secretaria de Saúde realiza Semana Municipal de Hanseníase

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, a Semana Municipal de Hanseníase.

A mobilização tem como objetivo avaliar população a fim de identificar casos novos de hanseníase, garantindo um melhor prognóstico, quebra de cadeia de transmissão e cura da doença que atinge milhares de brasileiros.

Durante a semana, todas as atividades e ações das Unidades Básicas de Saúde do Município estarão voltadas para identificar novos casos da doença, além de monitorar os pacientes que fazem tratamento.

O secretário municipal de Saúde, José Martins, lembra que o principal objetivo da ação é mobilizar a comunidade e chamar a atenção para a doença. “Queremos sensibilizar a população a participar da semana, pois a hanseníase é uma doença que com a demora do diagnóstico ocasiona no paciente incapacidades físicas, perda da sensibilidade, deformidades entre outros sintomas”,  frisa o secretário.

Ainda de acordo José Martins, ainda existe um preconceito referente a doença. “Queremos mostrar também aos pedroafonsinos que tanto a doença como o preconceito tem cura”, completou. .

Hanseníase

O Ministério da Saúde define hanseníase como uma doença crônica, infectocontagiosa que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann. A doença acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos (localizados na face, pescoço, terço médio do braço e abaixo do cotovelo e dos joelhos), mas também pode afetar os olhos e órgãos internos (mucosas, testículos, ossos, baço, fígado, etc.).

Sua transmissão ocorre pelas vias respiratórias (pelo ar) e apenas através do contato íntimo e prolongado com portadores da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil ocupa o 2º lugar como país que mais tem casos da doença, são em média de 30 mil casos novos por ano.

Pessoas com os seguintes sintomas devem procurar a Unidade Básica de Saúde para avaliação especializada:

Aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar alteração de sensibilidade;

Parte do corpo com dormência ou formigamento;

Dores nos nervos dos braços, das mãos, das pernas e pé;

Pessoas tem ou teve história de Hanseníase na família.

Conheça mais da doença clicando aqui