Secretaria de Saúde realiza debate sobre Serviço de Inspeção Municipal - SIM

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde dessa terça-feira, 03, palestra sobre os “Procedimentos para regularização dos produtos de origem animal aplicados ao Serviço de Inspeção Municipal – SIM”.  A ação faz parte da celebração ao Dia da Vigilância Sanitária 2017, comemorado em agosto.

O evento, aberto a toda a comunidade, teve como público alvo agentes de vigilância sanitária, equipes de saúde, produtores agropecuários e açougueiros que atende o município de Pedro Afonso. Entre os assuntos abordados durante a palestra proferida pela vice-presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Márcia Helena da Fonseca, estavam temas como a implantação do serviço de inspeção, a importância do serviço para a comunidade, a padronização dos procedimentos no município e a legalidade das ações de vigilância.

Segundo Márcia Helena, o município de Pedro Afonso tem sido um exemplo em discutir, junto com a comunidade as implementações das ações do SIM Municipal. “O município de Pedro Afonso está de parabéns, pois é um momento de integração entre a sociedade, empresários e órgãos reguladores, onde todos estão debatendo o fomento ao desenvolvimento do município, de forma que a população tenha produtos de qualidade”, afirmou a vice-presidente da Adapec.

Para o secretário de Saúde José Martins, o evento vem para fortalecer a implantação do SIM dentro de Pedro Afonso. “Os objetivos propostos durante os diálogos com a comunidade, empresários e poder público atingiram os objetivos desejados, onde foram abordarmos sobre a importância do sistema de inspeção e da contribuição de todos os setores da sociedade pedroafonsina para que os serviços sejam efetivos”, ressaltou José Martins.

Já o açougueiro Agnei da Cruz Ramos, que trabalha há mais de 20 anos no ramo, elogiou o evento e destacou que é preciso repensar as ações de higiene dentro. “Foi um espaço bastante construtivo, agora é hora de colocar as ações em prática para podermos oferecer serviços com maior qualidade a população”, declarou o açougueiro.

Serviço de Inspeção Municipal – SIM

O Controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos.

Além da melhoria dos serviços prestados a comunidade, a implantação do SIM possibilitará a implementação de ações como o Programa Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), como conta extensionista rural Fernanda Pereira Soares.

“A peça principal para a efetivação do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) é o SIM, e aqui em Pedro Afonso, através desse debate com a comunidade, nós poderemos comprar os produtos de origem animal dos produtores locais e alavancar a economia dentro do município fornecendo a agricultura familiar dentro do município”, revela Fernanda Soares.