Secretaria de Saúde lança Projeto Vida e busca humanizar atendimento a gestantes

Cerca de 150 pessoas estiveram na noite desta quinta-feira, 12, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, para o lançamento do “Projeto Vida: Humanizar é Preciso”, implementado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O “Projeto Vida: Humanizar é Preciso” tem o objetivo de oferecer assistência e apoio às gestantes pedroafonsinas, além de fortalecer o vínculo entre as gestantes, pais e profissionais de saúde, garantindo assim a melhoria da qualidade da saúde familiar.

Em uma palestra descontraída, ministradas pela médica Letícia da Silva Moura, às gestantes e pais puderam aprender sobre os cuidados durante a gestação, além de esclarecer dúvidas sobre alimentação, as mudanças hormonais e da atenção à saúde do bebê.

Mãe de primeira viagem, a jovem Suzana Barbosa, de 23 anos, elogiou o projeto e destacou que está surpresa com a atenção dada pelo município a saúde. “Consegui tirar muitas dúvidas, pois apesar de já está quase no final da minha gestação tem muitas coisas que vou usar para garantir uma saúde melhor ao meu bebê. Esse projeto mostra a atenção do município as gestantes”, relatou.

Ainda segundo Suzana, que “Era algo que ainda não tinha no enxoval do meu bebê e agora eu já tenho. É muito bom ganhar presente, quando vem de momentos agradáveis assim é melhor ainda”, completou.

Após 18 anos da primeira gestação, Almerinda Amaro de Araújo, 38 anos, está novamente grávida e relatou, durante o encontro, a excelência do projeto. “É um projeto excelente, na época da minha gestação eu não tive acesso a tantas informações e hoje ver a Secretaria de Saúde unir diversas gestante para mostrar os cuidados com a saúde delas e do bebê. Isso é algo muito esclarecedor. Eu sei que posso contar com os profissionais de saúde para ter uma gravidez tranquila”, afirmou.

Segundo o secretário de saúde de Pedro Afonso, José Martins de França, o projeto, que se iniciou no ano passado, na unidade de saúde Maria Clara Brasil de Carvalho, no setor Antônio Joaquim Pires Martins, foi fruto da necessidade vista pela equipe de saúde de incentivar as gestantes a fazerem o acompanhamento correto do pré-natal. “Esse é um projeto que busca atrair as gestantes para dentro da unidade de saúde, para que o acompanhamento do pré-natal seja feito de forma integral, com o número de consultas necessárias além de fortalecimento do vínculo entre mãe, pai e equipe de saúde”.

José Martins destaca ainda que, com o sucesso do projeto, no ano de 2018 a ação atenderá todas as unidades de saúde. “O projeto piloto, executado no Setor Antônio Joaquim Pires Martins Filho foi um sucesso e agora lançamos a edição de 2018 abrangendo todas as equipes de saúde em todas as unidades, para que mais mulheres possam melhorar a qualidade de vida durante a gestação”, completou o secretário.

Além da palestra, o encontro contou com momentos dedicados a ginástica laboral e sorteio de diversos brindes.