Secretaria de Saúde divulga balanço das ações do Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira, 06, o balanço das ações realizadas durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Durante todo o mês foram realizadas diversas ações que debateram a prevenção dos principais cânceres que acometem as mulheres, entre elas a Passeata pela Vida, caminhada que percorreu as principais ruas e avenidas orientando sobre a temática acerca do câncer de colo do útero, mama e próstata. Além de aula de zumba e sorteio de brindes aos participantes.

Também foram ministradas palestras com orientação sobre a temáticas câncer, saúde íntima, saúde bucal e câncer bucal na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Tiro de Guerra 11-004, Bunge, Renapsi, Hospital Regional de Pedro Afonso e Academia da Saúde. Sendo realizadas também rodas de conversa com depoimento de pacientes em tratamento de câncer de colo do útero e mama.

Já nos atendimentos noturnos, realizados às quintas-feiras, as três unidades de saúde do município, realizaram 75 exames de citologia, 158 consultas médicas e de enfermagem, 30 atendimentos odontológicos e 20 imunizações, entre outras atividades.

Para o secretário de Saúde, José Martins mais uma vez o município conseguiu atender as demandas durante o mês de outubro. “Desde que o projeto foi iniciado nós temos conseguido atender as demandas da comunidade referente tanto ao atendimento médico, quanto a conscientização sobre essas doenças. Isso nos deixa feliz, pois é uma forma de potencializar a assistência em saúde e garantir mais qualidade de vida da nossa comunidade”, frisou José Martins.

Quem participou dos atendimentos elogiou os serviços ofertados da gestão, como é o caso da auxiliar administrativo  Wanderleia Bezerra, que aproveitou o atendimento noturno para colocar em dias os cuidados com a saúde. “É algo muito bom e importante para a comunidade, principalmente para aqueles que no dia a dia tem uma rotina que não permite esses cuidados. Então, com o atendimento noturno, fica mais fácil de cuidar da saúde”, revela.