Projeto usa gincanas educativas como preparação para provas do Sarepa e Saeb

Com a proposta de incentivar os alunos e professores a construção uma educação melhor, a Secretaria Municipal de Educação de Pedro Afonso realizou, entre os dias 27 e 30 de agosto, nas escolas municipais Sousa Aguiar, José Combas e Jandevam, a primeira etapa do Projeto Motivação: O X da Questão.

O projeto, que conta com a participação de professores alunos e equipe diretiva das escolas municipais, tem como objetivo realizar no interior de cada instituição educacional uma gincana pedagógica que envolve conhecimentos nas áreas de português, matemática, ciências sociais e natural.

A gincana, realizada com as turmas do 5° ano também abordou junto às crianças a motivação para os estudos e a preparação para as avaliações do Sarepa e Saeb que acontecerão este ano.

A coordenadora do projeto, Adriane Jorge, destacou é uma forma de aproximar o conhecimento disseminado nas escolas com as brincadeiras lúdicas e prazerosas.   “Uma das formas de desenvolver o aprendizado é através das brincadeiras e também das experiências em grupo. As gincanas realizadas nas escolas buscaram essa metodologia, de unir os conteúdos de sala de aula com a diversão e alegria das brincadeiras, fazendo com que eles assimilem as informações de forma lúdica”, conta Adriane.

Já a orientadora Patrícia Gomes frisou que um dos pontos fortes do projeto é a motivação dos alunos. “Quando eles brincam há uma motivação diferente, que aquilo que eles estão aprendendo eles estão usando no dia a dia. É isso que devemos sempre ter em mente, levar essa motivação para brincar para dentro dos estudos e para a vida”, relata.

A segunda etapa da gincana acontecerá em outubro, as turmas vencedoras ganharão uma viagem para Palmas.