Projeto Sorriso de Anjo foca na saúde bucal das crianças

As crianças do Setor Antônio Joaquim Pires Martins, popularmente conhecido como Portelinha, agora contam com mais um auxílio para garantir um sorriso bonito e saudável. 

Lançado em março, o projeto “Sorriso de Anjo”, realizado pela Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Unidade Básica de Saúde Maria Clara Brasil, tem o objetivo promover a saúde bucal das crianças, através de orientações sobre a importância da higiene oral desde o nascimento. 

Segundo a idealizadora do projeto, a odontóloga Rozana Grazyellen, a ação nasceu a partir da necessidade de conscientizar as crianças quanto e as famílias sobre a importância da saúde bucal. “Muitos adultos optam pela remoção dos dentes, ao invés de repará-lo. Outro fato claramente desconhecido para muitos é que várias patologias estão relacionadas aos problemas dentários e isso também afeta as crianças”, conta a odontóloga. 

Em sua primeira ação, o projeto que visa proporcionar uma mudança de hábitos que levam consequentemente à uma melhor qualidade de vida, reuniu mais de 60 crianças, além de pais e responsáveis que tiveram uma tarde de lazer e aprendizagem com brincadeiras e momentos dedicados à escovação e dicas sobre os cuidados com a saúde bucal. 

Durante o projeto serão realizadas orientações periódicas na Unidade Básica de Saúde, desde a teoria como métodos de avitar cáries, alimentação saudável, mastigação, até a prática supervisionada de escovação e momentos de desconstração com as crianças. 

A odontóloga Rozana Grazyellen afirma que é preciso quebrar a barreira do medo do dentista e do mito de que apenas o ato de é suficiente para uma boca saudável. “Não se resume á prática correta da escovação, por isso estamos fazendo essa busca estabelecer uma rotina adequada desde os primeiros dias de vida, quando se orienta a mãe a realizar a higiene oral do seu bebê para que possamos ter adultos com sorrisos bonitos e saudáveis”, revela Rozana.