Primeiros selecionados do programa Jovem Aprendiz iniciam atividades

Iniciaram as atividades na manhã desta terça-feira, 17, os cinco jovens selecionados na primeira fase do Programa Jovem Aprendiz. A Cerimônia de assinatura de contrato, ocorreu na sede da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e foi prestigiada pelo prefeito Jairo Mariano, pela secretária de Trabalho e Assistência Social Luciane Fialho e pela gerente do polo Tocantins da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Patrícia Lucena.

De acordo a gerente do polo Tocantins da Renapsi, Patrícia Lucena, o número de inscritos no município surpreendeu. “Foram 78 inscritos e, hoje, iniciam sua carreira no mercado de trabalho cinco deles”, afirmou Patrícia.

Ainda de acordo a gerente da Renapsi essa é uma oportunidade de unir a experiência do primeiro emprego com formação qualificada. “Além das atividades desenvolvidas no trabalho, os jovens aprendiz terão momentos teóricos, onde, uma vez por semana, participarão de cursos que vão auxiliar a desenvolver as atividades e também prepará-los para o mercado de trabalho”, completou.

A primeira dama do município e secretária de Trabalho e Assistência Social, Luciana Fialho lembrou que Pedro Afonso é a segunda prefeitura do estado do Tocantins a implantar o programa dentro da gestão “De início são cinco jovens se ingressam agora para trabalhar conosco, parece ser um número pequeno, mas é o primeiro passo que o município dá para inserir esse jovem no mercado de trabalho e que eles cresçam como profissional”, frisou Luciane que também destacou que até o final do ano a meta é abrir mais cinco vagas.

Já o prefeito Jairo Mariano, atual presidente da Associação Tocantinense de Municípios,  relembrou o início da carreira profissional, como estagiário. “Eu comecei no estágio, então acredito que muito do que e tornei hoje foi graças ao aprendizado e experiência adquirida durante o estágio, que me abriu as portas para outras oportunidades”, contou.

O chefe do executivo afirmou ainda que, enquanto gestor, é um prazer incentivar iniciativas que garantam a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. “No cenário que estamos vivendo garantir formação profissional e a inserção no mercado, como é o jovem aprendiz tem sido um prazer, pois estamos mudando realidades. Nosso objetivo é que, além dos jovens que estão sendo contratados hoje possamos, também,  promover oportunidades para outros por meio da intermediação com o setor privado”, declarou Jairo Mariano.

Classificado para o programa Jovem Aprendiz, o estudante José Machado Ferreira, 19 anos, revelou está muito ansioso com o início das atividades. “É um projeto muito importante, pois nos dá a chance de mostrar o nosso trabalho, além de buscar mais conhecimento, já estou bastante ansioso com a experiência”, destacou.