Primeira turma de curso de mecânica automotiva inicia aulas

Vinte jovens pedroafonsinos iniciaram na tarde dessa segunda-feira, 30, do curso Mecânica de Automóveis, oferecido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Pedro Afonso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O curso tem carga horário de 160 horas e as aulas são ministradas pelo  instrutor Gustavo Freire Vieira, especialista em engenheira automotiva. Segundo Gustavo durante a qualificação os alunos poderão conhecer diversas características da mecânica e como trabalhar com diferentes tipos de carros e motores. “Eles irão ver todo o princípio da mecânica automotiva, desde a parte elétrica, mecânica, funcionamento do motor até como o carro se comunica. Isso envolve desde as aulas dentro da sala até colocar a mão na massa, desmontar e montar o motor que serão momentos mais práticos do curso”, afirmou o instrutor.

Aluno do curso, o estudante de 17 anos, Lucas da Silva, ressalta que ver na formação uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Eu já gosto de mecânica, tenho interesse pela área, acredito que com esse curso eu possa começar a trabalhar na área, já que é algo que eu me interesso bastante”, revela o jovem.

Já Helson Correia, 16 anos, agradeceu a oportunidade oferecida pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social e destacou a importância de formações para incentivar o ingresso do jovem no mercado de trabalho. “É uma oportunidade única ter esse curso aqui e poder está me qualificando para entrar no mercado de trabalho, além do ensino regular temos esse apoio técnico que nos ajuda a buscar vagas melhores de emprego”, afirmou o jovem.

 

Oportunidades

De acordo a secretária de Trabalho e Assistência Social, Luciane Dal Bem Fialho, o curso de Mecânica de Automóveis tem o objetivo de proporcionar jovens matriculados qualificação que possa garantir o ingresso no mercado de trabalho. “Uma das formas de incentivar com que as pessoas saiam da vulnerabilidade é através da qualificação, pois é isso que garante o seu ingresso no mercado de trabalho”, descreve Luciane.

 

Ainda segundo a secretária outros cursos serão ofertados no ano de 2018, atendendo diversas áreas e destinados a qualificação dos pedroafonsinos. “Estaremos ofertando cursos nas áreas de belezas, informática, gestão e continuaremos com o curso de Mecânica de Automóveis, pois queremos que a qualificação seja continua aos pedroafonsinos, pois é assim que daremos melhores oportunidades de futura a população”, completou a secretária.