Prefeitura fecha parceria com IFTO Campus Avançado de Pedro Afonso para projeto Manutenção Solidária

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Diretoria de Patrimônio e Almoxarifado, fechou a parceria com o Instituto Federal do Tocantins Campus Avançado de Pedro Afonso, para a instalação de um ponto de recebimento de materiais eletrônicos que faz parte do projeto Manutenção Solidária. 

A ação, idealizada pelos professores Joaquim Scavone e Anderson Luiz, tem como objetivo principal proporcionar uma experiência prática aos alunos do Curso Técnico em Informática, e também, atender a comunidade de Pedro Afonso e região, com suporte e manutenção de computadores.

Outro relevante objetivo do projeto é proporcionar a reciclagem de equipamentos tecnológicos que não servem mais para a comunidade, assim, fazendo a reciclagem do lixo eletrônico, que seria descartado no lixo normal. 

O Professor Anderson Luiz destaca que o projeto aborda, principalmente, sobre a importância da comunidade tratar de forma correta sobre o lixo eletrônico. “É importante lembrar que no lixo eletrônico pode ter substâncias químicas que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Desta forma, este projeto também tem a finalidade de destinar este “lixo eletrônico” ao seu destino correto, não prejudicando o meio ambiente”, frisa. 

Ainda segundo o professor a parceria com a Prefeitura de Pedro Afonso garantirá maior vida útil aos equipamentos usados no atendimento da população. “Os equipamentos eletrônicos serão avaliados e testados pelos alunos, com supervisão dos professores envolvidos no projeto, que fazem o relatório sobre o equipamento e depois são devolvidos à prefeitura formatados e arrumados”, completou o docente. 

Entre os materiais recolhidos durante o projeto estão computador, monitor, tablet, teclado, impressora, câmeras, aparelhos de som, televisores, rádios, telefones, celulares, carregadores, baterias, pilhas e fios. 

Para o diretor de Patrimônio e Almoxarifado de Pedro Afonso, Julio Cesar Machado,  essa ação é de grande importância para uma integração entre estudantes e poder público, além de garantir maior assistência aos equipamentos utilizados na administração. “Buscamos uma parceria sustentável e que resulte bons frutos para nosso futuro, sabemos que reciclando e reutilizando obteremos um mundo melhor. Os estudantes, através das práticas aprendidas dentro de sala de aula, também poderão usar dos seus conhecimentos para ajudar o poder público na otimização e melhoria dos materiais eletrônicos usados no dia a dia” ressalta.