Prefeitura de Pedro Afonso realiza semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e parceiros, realizam entre os dias 14 e 18 de maio, diversas ações voltadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

Intitulado “Pode ser Abuso -  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a ação busca alertar e prevenir crianças, adolescentes e jovens sobre a importância de denunciar casos de abusos sexuais.

Para a secretária de Trabalho e Assistência Social, Luciane Bem Dal Fialho, o município tem buscado desenvolver ações que assegurem a garantia de direitos humanos, principalmente de crianças e adolescentes. “Para todos que estejam em situação de risco pessoal e social, ou já vitimizados por qualquer tipo de violência, preconceitos ou, ainda, com identidades estigmatizadas em termos étnicos, etários, de gêneros, deficiências ou livre orientação sexual, conforme dispõe a Constituição Federal e demais regulações”, frisou.

Entre os objetivos da semana de mobilização está a potencializar a articulação política institucional entre os órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, no município de Pedro Afonso; Cumprir ações pactuadas no Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e Adolescente, além de Reduzir os índices de Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pedro Afonso.

Ações

Já as ações previstas no projeto estão palestras na rede de ensino do município, Blitz educativas e cine debates.

De acordo a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Patrícia Gomes de Sousa Nunes, o projeto irá beneficiar agentes sociais que compõe que irão compor a rede de proteção municipal de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil. “Queremos que a comunidade pedroafonsina nos acompanhe nessa luta contra o abuso e que denuncie. Nosso principal objetivo é fazer com que esse tipo de crime não seja silenciado”.

Confira o cronograma completo das ações clicando aqui.

Organização e apoio

A ação é organizada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Tendo como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino, Policia Militar, Defensória Publica, Promotoria de Justiça, Igreja Adventista do 7º Dia, APAE e Escolas Municipais e Estaduais, além da Rádio Vale FM.