Prefeitura de Pedro Afonso oferecerá 16 cursos de formação ao homem do campo

A Prefeitura de Pedro Afonso, em parceria com o Sindicato Rural de Pedro Afonso e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), disponibilizará a comunidade pedroafonsina 16 cursos de qualificação profissional voltados aos pequenos e médios produtores.

Ofertando 410 vagas, a gestão, que recentemente entregou maquinários agrícolas para atender as comunidades rurais, busca incentivar a qualificação de micros e pequenos produtores por meio de cursos que dialoguem com o dia a dia do homem do campo.

As formações que incluem olericultura, fruticultura, cultivo e produção de mandioca, sistema de produção, manutenção de tratores, manejo e aplicação de vacinas, entre outros, tem carga horárias que varia de 16h a 40h e serão ministradas tanto na zona urbana, como nas comunidades e vilarejos rurais do município.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Albino Mazzola, destacou que a união entre o executivo municipal, o Sindicato Rural e a Senar, possibilitará uma maior qualificação do homem do campo em Pedro Afonso. “Pedro Afonso é destaque na agricultura e pecuária em todo o estado, desta forma, por meio da parceria realizadas, iremos incentivar ainda mais a preparar os nossos produtores para que possam ter melhores resultados nas suas propriedades”, afirmou Mazzola.

Já de acordo o prefeito Jairo Mariano as ações de incentivo à produção agrícola tem sido uma das prioridades da gestão. “Desde a aquisição de maquinários, a implementação e otimização dos serviços e atividades desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, até a formação e a capacitação dos micros e pequenos produtores, além do apoio a produção em geral tem sido uma bandeira levantada pela prefeitura de Pedro Afonso, pois percebemos que isso faz com que o município se desenvolva mais e garanta mais renda a sua população”, frisou Jairo Mariano.

Na primeira etapa das formações, serão abertas turmas para os cursos de Trabalhador na Operação de Tratores, Trabalhador na Operação e Manutenção de Implementos Agrícolas, que serão ministrados entre os dias 20 e 24 de agosto e 05 e 09 de setembro, respectivamente.

As inscrições serão realizadas no Sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada das Rua do Cajú, Setor Castanheiras. Os interessados devem procurar a equipe da secretaria, portando os documentos pessoais, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Confira a lista completa dos cursos

Trabalhador na Olericultura, Trabalhador na Fruticultura, Trabalhador no Cultivo da Produção de Mandioca, Trabalhador na Apicultura: Sistema de Produção, Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, Trabalhador no Manejo e Aplicação de Vacinas Contra Brucelose, Trabalhador na Segurança do Trabalho: Aplicação de Agrotóxicos, Trabalhador em Segurança do Trabalho: Altura e Trabalhador em Segurança no Trabalho: Máquinas e Implementos.