Prefeitura de Pedro Afonso intensifica ações de combate ao coronavírus com borrifação de locais públicos

A Prefeitura de Pedro Afonso, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta semana o processo de desinfecção sanitária dos pontos de movimentação popular da cidade, por meio da borrifação de "quaternário de amônia".

A ação, que visa garantir uma desinfecção contra o novo coronavírus, sendo parte do Plano de Contingência Municipal, já foi realizada na Feira Coberta, Rodoviária, Unidades Básicas de Saúde, além de mercados, agências bancárias e outros pontos com maior circulação de moradores.

Ao falar sobre a ação, a secretária Dilvana Peres explica que a medida foi iniciadas em pontos com maior probabilidade de um possível contágio pelo novo coronavírus (COVID-19). “Optamos por adotar mais essa medida para contribuir na prevenção do vírus em ambientes públicos”, frisou.

O cronograma de desinfecção continuará a ser cumpridos nas próximas semana sendo executado em locais mapeados pela equipe de saúde como necessários.

Para pulverizar o produto sanitizante, estão sendo utilizadas as motobombas e equipamentos costais que são operados pelos Agentes de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, os quais foram capacitados, aproveitando a vasta experiência com a operação desse tipo de equipamento.

Além do processo de desinfecção sanitária, a Prefeitura de Pedro Afonso e a Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo diversas outras atividades de conscientização e combate ao novo coronavírus, entre elas a entrega de material de prevenção e orientação, com distribuição de álcool em gel 70% e panfleto informativo, suporte aos casos suspeitos com oferta de teste rápido de acordo com protocolo do Ministério da Saúde; fiscalização de serviços em funcionamento no período de quarentena e atendimentos e denúncias além de orientação de prevenção em comércio, restaurantes em toda a cidade.

Entretanto, apesar das medidas, a gestão municipal destaca que a melhor forma de prevenir o contágio é o distanciamento social. “Desta forma continuamos a pedir que a comunidade de Pedro Afonso, apesar de não termos nenhum caso confirmado ou suspeito no momento, fique em casa e assim garante que a nossa cidade fique livre do coronavírus”, completou a Dilvana Peres.