Prefeitura de Pedro Afonso inaugura Posto de Saúde, Sistema de Abastecimento e Ponte no Vilarejo Agrovila Bom Tempo

A Prefeitura de Pedro Afonso, a 206 km de Palmas, realizou na noite desta quinta-feira, 04, a entrega de diversas obras à comunidade do vilarejo da Agrovila Bom Tempo, localizado a 32 km do centro do município.

Com investimento de R$ 409 mil, de recursos próprios do executivo Municipal, o Prefeito Jairo Mariano inaugurou, juntamente com as famílias que residem no vilarejo, o Posto de Saúde Francisco Carlos dos santos, o Sistema de Abastecimento de Água e a ponte sobre o Córrego Tabocão.

As inaugurações aconteceram durante o tradicional Festejo de Nossa Senhora Aparecida e reuniu cerca de mil pessoas. Ao realizar o descerramento da placa de inauguração do Posto de Saúde, Jairo Mariano, que preside a associação Tocantinense de Município, destacou os investimentos da gestão na zona rural e a importância das obras que o vilarejo recebe.  “Eu vivi por essa região na minha infância e, hoje, entregar essas obras tão importantes para o povo da Agrovila Bom Tempo é algo que me honra e sei que honra todos que trabalharam para que elas fossem realizadas. Vejo a felicidade da comunidade e isso mostra que devemos trabalhar ainda mais na busca de melhorias para o cidadão pedroafonsino”, destacou o gestor.

Ainda de acordo Mariano, as três obras inauguradas possibilitarão uma melhor qualidade de vida das famílias da região. “Temos agora um posto de saúde equipado e que terá desde atendimento ambulatorial até odontológico, a partir dos próximos meses, isso tudo a poucos metros de casa. Temos um sistema de saneamento que atende diversas famílias, melhorando a qualidade de vida deles e o acesso a um bem fundamental: a água. Ainda atendemos uma demanda antiga que é a construção da ponte, que vai auxiliar para que os produtores possam escoar seus produtos”, completou o gestor.

Emocionada ao entrar no Posto de Saúde para o primeiro atendimento, a lavradora aposentada Odete Pinheiro da Silva, 69 anos, que mora na Agrovila Bom tempo há 30 anos, agradeceu a Deus pelos benefícios recebidos e frisou a atenção da prefeitura com a comunidade. “Antes nós éramos esquecidos, mas, graças a Deus, hoje recebemos essas obras. Era um sonho ter um posto de saúde, que o prefeito Jairo Mariano torna real agora. É um momento de muita alegria e agradecimento, não só pelo Posto de Saúde, mas também pelas outras obras recebidas”, afirmou emocionada.

Já a professora Isabel Cristina Donatti, 49 anos, que mora na Agrovila Bom Tempo há dois anos, afirma que a cada obra entregue a qualidade de vida da comunidade tem melhorado mais. “A gestão está de parabéns, pois isso é trazer qualidade de vida para as pessoas da zona rural. Antes, para medir a pressão, tínhamos que ir até a cidade e muita gente não tem essa condição. Hoje nós temos um posto de saúde, água com regularidade em casa e a ponte, que ajudou muito os produtores que tinham que percorrer um caminho muito longo para levar seus produtos até a cidade”, ressaltou a professora.

O presidente da associação Agrovila Bom tempo, Antônio Luiz Lobo de Castro, que reside na região há mais de quatro décadas, revela, com emoção, a alegria de receber três importantes obras na comunidade. “São demandas antigas que outros gestores não tiveram o olhar carinhoso de atender. Hoje realizamos um sonho. Sonho esse pensado há décadas e que agora é uma realidade. Não temos palavras para descrever esse momento, ainda mais sabendo que novos benefícios, como a internet, irão chegar em breve”, disse o presidente da associação.

Obras

Com investimento de R$ 219.829,85 o Posto de Saúde que será entregue à comunidade conta com três consultórios para atendimento das equipes de enfermagem, médicos e odontólogos e ofertará atendimento quinzenal com consultas e serviços ambulatoriais. Já no início do ano de 2019, a unidade receberá consultas odontológicas. O Posto de Saúde dispõe ainda de sala de espera, sala de triagem, copa e sanitários.

Já o sistema de Abastecimento da Agrovila Bom tempo, contou com o investimento de R$ 182.432,42. Ao todo foram 3.800 metros de rede que atenderá, inicialmente, 32 famílias.

Com estrutura de madeira, a ponte sobre o Córrego Tabocão possui quatro metros de largura, seis metros de comprimento e custou R$ 7.050,00, oriundos de recursos próprios do município.

Outros investimentos

Além da entrega das obras, o prefeito Jairo Mariano implantará internet gratuita no vilarejo, levando para uma região rural esse acesso. Mariano também informou que o Posto de Saúde deverá receber uma ambulância que ficará a disposição da comunidade da região até o próximo ano.

Jairo também anunciou a construção de duas Unidades de Saúde, uma delas na comunidade de Vila Mata Verde, a 45 km de Pedro Afonso, e no setor Aeroporto II, bairro mais populoso do município.