Prefeitura de Pedro Afonso inaugura ponte sobre Córrego Saúde e realiza ações da Agenda Positiva no Assentamento Rio Sono

 

24 famílias que residem no Assentamento Rio Sono, localizado a cerca de 57 km do centro da cidade, receberam nesta sexta-feira, 29 de setembro, as ações da Agenda Positiva, que comemora os 170 anos de Pedro Afonso.

 

Cerca de 100 pessoas participaram do evento que levou serviços como corte de cabelo, atendimento médico, laboratorial e farmacêutico, orientações para pequenos agricultores e agendamento de máquinas para auxiliar na preparação do plantio das culturas produzidas pelos produtores da região. Além de orientações sobre carteira de trabalho, bolsa família e cartão do idoso e brincadeiras para crianças.

 

Ainda durante a semana, máquinas trabalharam na região para realizar a manutenção de estradas. Outro benefício entregue a população foi a ponte sobre o Córrego Saúde. Construída com recursos próprios, a ponte é uma demanda antiga da população do assentamento e que facilitará o acesso ao município de Rio Sono, localizado a 6 km do assentamento.

 

Segundo o presidente da Associação Rio Sono, José Carlos, a entrega da ponte facilitará o acesso da comunidade do assentamento ao município de Rio Sono, possibilitando uma nova forma de escoar os produtos produzidos pelas famílias.  “Antes nós tínhamos que dá uma volta de cerca de 30 km para poder ir até a cidade de Rio Sono, agora com a ponte serão apenas 6 km. É um sonho que se realiza aqui na região e que facilitará bastante a escoação da nossa produção”, revela o presidente

 

O prefeito Jairo Mariano destacou a necessidade vivida pelas famílias do assentamento e afirmou que a ponte, agora, abre os caminhos para o desenvolvimento da região.  “Antes aqui era um local de fim, a última casa do assentamento, do senhor João, dava fim a estrada e hoje, com a construção da ponte, nós damos continuidade e contribuímos para uma vida melhor, com qualidade, melhor desenvolvimento e garantindo o pleno direito de ir e vir desses pedroafonsinos”, ressaltou o gestor.  

 

O operador de máquinas pesadas, José Batista Silva, 41 anos, ex-presidente da associação Rio Sono, lembra que outras antigas demandas da população do assentamento já foram recebidas pelas famílias, entre elas o barco para levar os estudantes ao distrito de Anajanópolis, popularmente conhecido como Porto Real e envio de máquinas para ajudar os produtores. “Esse é mais um benefício que recebemos pelas mãos do prefeito Jairo Mariano. Desde 2012 a atenção dada ao assentamento é diferente, muitas melhorias chegaram as famílias que aqui residem e com a ponte eu acredito que através desse, chegará muito mais”.

 

A Agenda Positiva no Assentamento Rio Sono contou com a presença do prefeito de Rio Sono, Dr. João e do vice-prefeito Itair Martins. Além de vereadores de Pedro Afonso, do vice-prefeito José de Ribamar Coelho, além da equipe gestora que prestou os serviços as 24 famílias do assentamento Rio Sono e também da região do Saúde.