Pedro Afonso receberá Usina de Resíduos Sólidos

O Secretária do Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviço e Turismo, Marco Aurélio Belarmino, participou nesta semana do lançamento do projeto "Lixo Zero Social 10", realizado pela Confederação do Elo Social do Brasil.


O evento, realizado em Palmas, busca difundir alternativas para solucionar o problema do lixo no estado do Tocantins. Entre as ações que serão realizadas está a construção de 13 Centro de Triagem e Transbordo (CTT'S), duas usinas de compostagem, duas usinas de incineração de resíduos hospitalares e dois crematórios de animais.


Segundo o secretário, as ações do projeto têm a função de otimizar a gestão de resíduos sólidos no Brasil, além de garantir o cumprimento da Lei 12.305 de 2010, que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


“Essa articulação é de primordial importância, pois podemos conheceremos como irão funcionar a usina de reciclagem, desde o recebimento do lixo até o seu processamento”, destacou o secretário.  


Ainda de acordo o secretário a cidade de Pedro Afonso será um dos municípios tocantinenses onde será implantada uma das Usina de Reciclagem que atenderá os municípios circunvizinhos.  “Essa usina também gerará renda e inclusão social, assim como estímulo às cooperativas de captadores na região”, frisou Marco. 
A data para início da implantação da usina no município não foi divulgada.