“Passeata Pela Vida” marca início das ações do Outubro Rosa e Novembro Azul

O município de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira, 10, as ações de promoção da saúde da mulher e do homem, referente aos meses de outubro Rosa e novembro Azul.

Percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, a “Passeata Pela Vida” mobilizou cerca de 150 pessoas e diversos parceiros em prol da conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de próstata.

O secretário de Saúde, José Martins de França afirma que a campanha tem o intuito de promover a saúde feminina. “O Outubro Rosa abordará atividades de promoção da saúde feminina em diversos setores e momentos, com o objetivo de contribuir com a redução da taxa de adoecimento da população feminina, desde complicações simples como infecção e inflamação do trato genital à ocorrência do câncer de colo do útero e mama. Além de abordar temas voltados à saúde mental, bucal e violência contra a mulher”, revela.

Quanto ao Novembro Azul o secretário destaca que serão realizadas diversas atividades. “Também serão executadas diversas ações para promoção da saúde masculina em todos as unidades de saúde, por meio da oferta de serviços e consultas no período noturno, palestras, exames, dentre outros”, completou.

Ações

Para garantir um atendimento mais abrangente, durante todo o mês de outubro e novembro, as quintas-feiras, das 18h às 21h horas, serão realizados atendimentos noturnos nas Unidades Básicas de Saúde. Também serão promovidos pela Secretaria de Saúde Diálogo Diário de Saúde, além de palestra nas escolas, blitzes educativas, dentre outras ações.

Todos em prol da conscientização

Representando a Usina Pedro Afonso da Bunge Brasil, parceira da ação, o enfermeiro do trabalho, Marcos Paulo destaca que quem se ama, se cuida. “Esse evento vem para fortalecer o ato de falar sobre o câncer e também o dever que cada um tem de cuidar da saúde. Hoje damos o ponta pé inicial a essa campanha super importante e que integra toda a comunidade”, destacou.

Já o adolescente Luiz Gustavo Bezerra, membro do grupo Amigos do Meio Ambiente, parceiro da ação, ressalta que a informação é um dos meios de prevenir o câncer. “Os índices de morte por câncer são altos e por isso é necessário prevenir essas doenças e disseminar informações para que as pessoas conheçam como se cuidar melhor”, declarou.

Sempre participativa nas ações da comunidade, a aposentada Angélica Joaquina dos santos, 88 anos, vestiu-se totalmente de rosa para reafirmar a importância do cuidado com a saúde, principalmente para as mulheres idosas. “É sempre bom lembrarmos que devemos cuidar da saúde para termos uma vida longa. Hoje, com mais esta caminhada, a gente fala sobre o câncer e compartilha momentos de lazer com as pessoas da comunidade”, destacou a aposentada.

Parceiros

Foram parceiros da Secretaria de Saúde nesta ação a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, a Usina Pedro Afonso da Bunge Brasil e o Sescoop. A Secretaria também contou a colaboração do Conselho Municipal de Saúde, Grupo Amigos do Meio Ambiente, Grupo da Melhor Idade, P.A. Bike, Liga Feminina e Hospital Regional Pedro Afonso.