Palestra foca em Educação Patrimonial

Com o objetivo de valorizar a cultura e resgatar a história pedroafonsina, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, realiza na noite desta quarta-feira, 24, a partir das 19h, palestra com o tema “Educação Patrimonial”.

A palestra tem como foco tratar sobre o patrimônio histórico e cultural, bem como as formas de fortalecer as identidades culturais do município e será realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O evento é uma ação educativa que tem com objetivo de sensibilizar e capacitar os gestores municipais e cidadãos para que sejam multiplicadores da Educação Patrimonial dentro da comunidade, auxiliando na propagação e valorização da cultura local.

A palestra será ministrada pelo professor Dr.  Marcos Aurelio Camara Zimmermann, superintendente do Iphan do estado do Tocantins.

Conheça o Perfil do Palestrante

Graduado em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1987), Curso de Aperfeiçoamento em Arqueologia Pré-Histórica e Curso de Especialização em Pré-História Brasileira pelo Instituto de Arqueologia Brasileira; Mestrado em História Social com área de concentração em Arqueologia Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutor em Ciência da Educação pela Universidad Americana (2014).

Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Patrimônio Histórico/Cultural e Arqueologia, com ênfase em Assentamentos Pré-Ceramistas e Ceramista. Foi professor/pesquisador e coordenador do Núcleo Tocantinense de Arqueologia -NUTA da Fundação Universidade do Tocantins por 23 anos.

É concursado como Professor adjunto I no curso de História do Campus Universitário de Porto Nacional da Fundação Universidade Federal do Tocantins, atualmente cedido para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), exercendo o cargo de Superintendente no Estado do Tocantins. Possui atuação nas áreas de Arqueologia de contrato e Arqueologia acadêmica, pesquisas e trabalhos de extensão em Educação Patrimonial.