Pais e professores se unem para garantir ensino de qualidade durante aulas remotas

O elo entre família e escola, fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tem sido fortalecido desde a retomada das aulas remotas ocorridas neste início de agosto na rede municipal de ensino de Pedro Afonso, cidade localizada a 206 km da capital Palmas. 

Em meio ao cenário caótico desenhado pela pandemia para a educação em todo o país, a cidade de Pedro Afonso tem se reinventado frente aos novos métodos de ensino que buscam principalmente, de forma criativa, levar mais aprendizado as crianças com foco no bom relacionamento com as famílias. 

O bom resultado da parceria entre escola e família já pode ser visto na primeira semana após a retomada do calendário escolar no Centro Municipal De Educação Infantil (Cemei) Mãe Helena, onde, com muita criatividade e determinação, os professores têm elaborado técnicas inovadoras de ensino e com o apoio dos pais cumprido a missão de educar com a qualidade de dentro de uma sala de aula.

Ao todo 170 crianças são atendidas nas turmas de maternal da unidade nos períodos matutino e vespertino. Durante a retomada das aulas, um dos focos principais da unidade e o diálogo com a família e a inovação, para que as crianças, com idade de três anos, possam aprender com maior facilidade. 

“Quando vim pegar o material da minha filha, que faz o maternal, estava tudo muito bonito e organizado, tudo explicado para que a gente tenha o suporte necessário nas orientações em casa. Fora atenção das professoras que são um destaque a mais”, afirma a empresário Tânia Fernandes. 

 

“O esquema que a Cemei tem sido essencial para que o estudo em casa funcione. Tenho conseguido fazer uma rotina sem estresse para minha filha e pra mim, o tempo de atenção e interação com a atividade e suficiente e o aprendizado tem acontecido”, declarou fonoaudióloga Raquel Maranhão Sá de Andrade. 

 

Trabalho em equipe 

De acordo com a professora Tatiana Bernardes, o  planejamento foi feito por toda a equipe , dando continuidade as atividades aplicadas dentro da sala de aula, mas com foco em exercícios que levem ludicidade as crianças. “A nossa preocupação era que as crianças tivessem todo o suporte para desenvolver nossas tarefinhas e voltar a ter uma rotina de aprendizagem. Estamos nos reinventando, nos tornando princesas e fadas, mas o retorno está sendo espetacular. As famílias superaram as nossas expectativas 100% no acompanhamento do progresso  das crianças” ressalta a professora. 

 

Para a gestora do Cemei Mãe Helena, Regianne Alves, o momento e de aprendizado e diálogo entre professores e pais. “Com o retorno às aulas de forma remota, veio um novo desafio a todos nós educadores, desafio este que tem sido também aprendizado para todos nós. Felizes estamos com o retorno e podermos juntamente com as famílias levar educação a cada criança. Quero parabenizar o empenho de cada educador nessa nova missão e também as famílias que juntamente conosco tem somado esforços, pois juntos somos mais fortes”, completo a gestora.