Nuca reúne jovens em prol da cidadania

A noite de sábado, 25, foi marcada pelo primeiro encontro do Núcleo da Cidadania dos Adolescentes de Pedro Afonso (Nuca). O grupo, idealizado pelo mobilizado do Selo Unicef no município, Julio Cesar Machado, busca refletir sobre as ações e políticas públicas para crianças e adolescentes.

Composto por cerca de 37 jovens e adolescentes o núcleo fez a abertura das suas atividades no Espaço de Convenções Educacional e Cultural, sede da Secretaria Municipal de Educação. Juntos os jovens e adolescentes discutiram sobre o desenvolvimento de ações que promova a garantia da qualidade de vida e dos direitos dos adolescentes.

Entre as ações propostas estão atividades nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer, saúde e ações sociais. Estas deverão ser desenvolvidas dentro do Núcleo, atendendo todos os demais adolescentes do município, como conta o mobilizador e idealizador da ação, Julio Cesar Machado. "É significante a construção de projetos como este, pois fortalece ainda mais a relação entre o poder público municipal e a os jovens.  Isso, com certeza, influenciará ainda mais a promoção de inclusão de diferentes adolescentes em ações de promoção social, além de mudar a visão deles sobre a sua participação como cidadão”, destacou.

Para o jovem Bruno Araújo Belfort, 16 anos, a proposta de criação do Núcleo da Cidadania dos Adolescentes de Pedro Afonso é de extrema importância para as políticas de segurança e direito aos adolescentes. “Nós, enquanto adolescentes, achamos a proposta do núcleo bastante interessante, pois é o poder público promovendo uma interação e buscando formas de realizar um planejamento, com ações e atividades, para investir na garantia dos direitos de todos os jovens e adolescentes”, ressaltou o estudante.