Nota Técnica Informativa 001/2020

Nota Técnica Informativa 001/2020 

Gabinete da Secretaria de Saúde do Município de Pedro Afonso - TO

 

Pedro Afonso- TO, 19 de Março de 2020.

Às 10:55

 

A Secretaria Municipal de Saúde visando à transparência e responsabilidade com o município vem a Público esclarecer fatos que estão ocorrendo, tais como:

1.          A pandemia do COVID-19 conhecido também como Coronavírus instalada no estado do Tocantins com 01 caso confirmado no município de Palmas- TO;

2.          Os supostos casos suspeitos com histórico de contato com caso suspeito sem sintomas/sinais até presente momento e SEM CONFIRMAÇÃO pelo ministério da Saúde;

3.          A procura excessiva para a realização do teste SWAB;

 

O COVID-19 não é uma doença grave, podendo ser confundida na maioria das vezes por uma gripe comum, inclusive não sendo percebida pelas pessoas. Destacamos a preocupação para a população mais vulnerável e mais propensa a desenvolver complicações da Covid-19, que são: idosos, pessoas com doenças crônicas e imunossuprimidos.

A preocupação se dá principalmente pela rapidez que a doença se propaga entre as pessoas, como também o aumento no número de internações nas unidades hospitalares, pois, mesmo sendo uma doença com baixos índices de internações no país, em torno de 30% das pessoas infectadas, o Sistema Púbico de Saúde não possui leitos disponíveis para todas essas internações. Devemos considerar que temos diversas outras doenças que requerem utilização dos serviços de saúde assim podem ter uma sobrecarga e aumentar o risco de 

desassistência. Recomendamos a população para procurar as Unidades básicas de Saúde/Posto de Saúde para atendimento em caso de febre e algum sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, dificuldade de respirar) somado ao histórico de viagem para locais com caso confirmado ou que teve contato direto com algum caso confirmado nos últimos 14 dias. No mais, realize as prevenções de higienização das mãos e isolamento social.

 

Portanto, É FAKE NEWS (NOTÍCIAS FALSAS)

 

·            Casos de pessoas que estavam internados por Coronavírus no Hospital de Referência de Pedro Afonso (HRPA) e foram transferidas para o município de Palmas-TO.

·            Grupo de pessoas que participaram de um evento e que estariam infectados devido o contato com a palestrante que até o presente momento não está apresentando sintomas/sinais e não está considerada como SUSPEITA E/OU NEM CONFIRMADA pelo Ministério da Saúde. 

 

No que tange a realização de exames/teste a exemplo do SWAB só poderá ser considerado de emergência o paciente que estiver apresentando os sinais/sintomas moderados/graves do COVID-19 com a recomendação médica respeitando os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Ressalta-se que o Ministério da Saúde considera CASO SUSPEITO a pessoa que apresentem os sinais/sintomas do COVID-19 que obteve contato direto com algum CASO CONFIRMADO, ou que nos últimos 14 (quartoze) dias esteve em viagens fora do Estado do Tocantins para localidades com casos confirmados.

Atenciosamente,