Melhorar condições de vida da população é foco do Planejamento Estratégico de Pedro Afonso

Nesta terça-feira foi realizado mais um encontro para construção do projeto

“Fugir do ciclo de planejar a gestão com foco apenas na educação, saúde e pagamento de servidores. O crescimento econômico também tem que ser prioridade para melhorar as condições de vida dos moradores”. Foi dessa forma, durante o “Workshop de Diagnóstico”, realizado nesta terça-feira, 5, em Palmas, que a economista e assessora de Planejamento da CGE, Socorro Erculano, definiu o objetivo da elaboração do Planejamento Estratégico no município de Pedro Afonso.

O projeto vem sendo concebido pela prefeitura em parceria com o Tribunal de Contas do Tocantins, por meio da Primeira Relatoria. “Oportunidade que estamos tendo, nessa relação com o TCE, de não fazer as coisas com base no achismo. Agora, temos possibilidade de trabalhar de forma mais organizada”, avaliou o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

O conselheiro responsável pela Primeira Relatoria, Severiano Costandrade, acompanhou de perto a reunião de elaboração do Planejamento Estratégico. Explicou que o Tribunal, ao apoiar a iniciativa, cumpre a função pedagógica da Corte de Contas. “E o principal, fortalece a administração nas diversas esferas para que haja qualidade dos serviços prestados à sociedade”.

O conselheiro lembrou que essa ação foi adotada no município de Brejinho de Nazaré, em 2017, coordenada pela Terceira Relatoria. “Aproveitamos a iniciativa idealizada pelo conselheiro José Wagner Praxedes, que já soma resultados positivos relevantes”, pontuou.

Workshop

Pela manhã, a equipe de secretários apresentou breve relato da real situação de cada órgão municipal. O primeiro a explanar, tanto os aspectos positivos como negativos, foi o secretário de Planejamento e Modernização da Gestão, Fernando Vieira Moraes. “Acredito que essa ação vai ser uma conquista expressiva para Pedro Afonso”, avaliou o secretário. Fernando enfatizou, que o ganho já está sendo computado desde a primeira reunião do Planejamento Estratégico. “Noto uma mudança imediata no comportamento dos servidores no sentido da importância da participação de cada um no contexto da gestão, concluiu.

Na programação do Workshop também se apresentarão ao longo do dia: Luciane Bem Dal Fialho (secretária de Trabalho e Assistência Social); João Batista Santiago Adorno (secretário de Cultura e Esporte); Liliana Cristofari (secretária de Educação); Janilson Castro (secretário de Finanças); Peterson Lima Ferreira (secretário de Comércio, Indústria, Serviço e Turismo); Edivaldo Pereira Duarte (secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras); José Martins de França (secretário de Saúde); Jalles Mariano (secretário de Relações Institucionais); Albino Mazzola (secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento; Flávia Amadeu Marson (secretária de Gabinete); Vinnicius Santos Tavares (secretário Extraordinário para Resoluções de Problemáticas Pluviais e Edilson Martins dos Santos Junior (Sistema de Abastecimento de Aguas).    

Também participaram do encontro os servidores da Primeira Relatoria e da Assessoria Especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional do TCE/TO