Mais de 150 micros e pequenas produtores de Pedro Afonso realizam atualização do CAR

 

A Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Pedro Afonso divulgou na manhã desta segunda-feira, 29, o balanço dos atendimentos do Cadastro Ambiental Rural.

 

Segundo dados da secretaria 160 atendimentos foram realizados aos micros e pequenos produtores de Pedro Afonso. Os serviços, ofertados em parceria com o Consórcio Capim Dourado e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ocorreram de forma gratuita entre os dias 15 e 19 de janeiro.

 

O produtor rural Francisco Soares da Silva, 65 anos, elogiou o atendimento e destacou que ações como essa facilitam a vida do produtor. “Foi um atendimento muito bom, consegui verificar minha atualização e sanar pendências de forma bem rápida e aqui dentro da cidade mesmo”, destacou.

 

De acordo o secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Albino Mazzola, a ação possibilitou uma regularização de diversas propriedades. “Foi uma ação muito positiva, pois os produtores puderam regularizar suas situações cadastrais, além que isso ajuda também o município a ter um maior controle das áreas rurais para que possa pensar em políticas assistenciais a esses produtores”, frisou Mazzola.

 

Ainda segundo o secretário, com o sucesso da procura pelos a secretaria vem se mobilizando para que possa manter os serviços de forma contínua. “Ainda é uma proposta, pois foi constatado a necessidade desse tipo de atendimento. Estamos entrando em contato com o Estado e os técnicos do consórcio para que possamos treinar membros da nossa equipe para implantar o atendimento na secretaria”, completa Mazzola.

 

 

Cadastro Ambiental Rural

 

Criado pela Lei 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA), o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.