Jovens aprendizes conhecem funcionamento da gestão municipal

Oito jovens adolescentes, inscritos no programa Jovem Aprendiz, estiveram na última semana visitando as repartições e departamentos da Prefeitura de Pedro Afonso, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a rotina administrativa do município, além de como funciona a gestão público municipal.

 

Guiados pela instrutora do curso profissionalizante de auxiliar de escritório, Loriely Meneses Brito, os jovens aprendizes, que já atuam em diversos órgãos do de Pedro Afonso, cinco deles no Executivo Municipal, puderam conhecer e tirar dúvidas sobre as atividades executadas pelos servidores do município.

 

Loriely afirma que a experiência serviu para unir os conhecimentos teóricos do curso com a vivência que os jovens, já têm no desempenho de sua função. “Cursos profissionalizantes são de grande relevância ainda mais quando vem unido com o ingresso do trabalho. Em Pedro Afonso tendo em vista o alto índice de desemprego esta é uma oportunidade única para os jovens ter uma formação adequada para o mercado de trabalho”, frisa a instrutora.

 

A jovem Eva Maria, que trabalha no gabinete do prefeito municipal destaca  que para os jovens a oportunidade é única. “Além de trabalhar você adquire muito conhecimento. Tenho a certeza de que quando sair daqui estarei preparada para atuar em diversas áreas, pois consigo, com ajuda de do curso e também do pessoal da prefeitura, me preparar para os desafios do mercado de trabalho”, frisa.

 

Já Pedro Vinicius Ribeiro, 18 anos, ressaltou que a visão que tinha do funcionalismo público foi mudada com a experiência. “A visita foi muito boa, gostei bastante deu pra conhecer melhor, pois eu tinha outra visão da prefeitura. Eu já tinha entrado nos departamentos, mas não conhecido todas as salas e o pessoal em trabalho”, frisou o jovem.  

 

Programa Jovem Aprendiz

 

Implantado pelo executivo municipal no primeiro semestre desse ano, o Programa Jovem Aprendiz Municipal é uma parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi), instituição não governamental que atua, desde 1992 na efetivação do direito à vida na inclusão e reinserção social, na educação e na qualificação profissional de jovens e adultos, sendo especialista na execução de programas de aprendizagem, promoção e formação de qualidade aos jovens no mercado de trabalho. Também é integrante da Rede Pró Aprendiz, em todo o país.  

 

Em Pedro Afonso, cinco jovens fazem parte do programa, que deve ser ampliado pelo executivo Municipal nos próximos anos.