Idosos devem se vacinar contra gripe até dia 15 de abril

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a todos os idosos, acima de 60 anos de idade, que o período de vacinação contra a influenza para sua faixa etária está aberto desde o dia 23 de março e terá prazo final para vacinação na primeira etapa no dia 15 de abril. 

Nesta primeira fase, a vacinação contra gripe irá atender os idosos e trabalhadores da saúde. A priorização desses públicos tem uma razão: o aumento de casos do coronavírus no Brasil, pois, apesar de não imunizar contra o coronavírus, a vacina de Influenza reduz o impacto sobre os serviços de saúde, pois os sintomas do coronavírus são semelhantes aos da influenza e a vacinação visa reduzir a carga da circulação desta doença na população. 

 

Para receber a dose anual da vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. As salas de vacinação estarão localizadas nas Unidades Básicas de Saúde, Maria Clara Brasil (Portelinha), Pedro Zanina (Maria Galvão) e Tenente Salustiano (Centro). O funcionamento para vacinação ocorrerá de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

 

 

Etapas da Campanha de Vacinação Contra a Influenza 

 

1ª fase:  A partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase: A partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase: A partir de 09/05: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.