I Festival do Cajú acontece nesta sexta-feira

Com apoio da Prefeitura de Pedro Afonso, nesta sexta-feira, 04, acontece o I Festival do Caju, evento que visa valorização de um dos frutos mais tradicionais do cerrado brasileiro.

Promovido pelo Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), o evento será realizado no Centro de Convenções Educacional e Cultural de Pedro Afonso Ana Raquel Soares Milhomens, a partir das 8h da manhã.

Durante todo o dia, pedroafonsinos e moradores de cidades vizinhas poderão adquirir pratos e bebidas feitos à base de caju, como doces, sucos, bolos, licores e geléias, além de conhecer as variedades do fruto existentes na região.

Idealizador do projeto, o historiador e professor Fabrício Rocha, explicou que o objetivo é chamar a atenção da comunidade para a valorização do fruto e a preservação de suas espécies. “Temos que preservar o pé de caju, principalmente do cajuí, que é uma árvore típica do cerrado e que está em extinção, além de mostrar as possibilidades culinárias onde o caju pode ser utilizado”, destacou o professor.

Já o secretario de Cultura e Esporte João Batista Adorno, o festival é mais um importante passo para a valorização da cultura local e regional.  “Temos várias espécies de frutos que fazem parte do nosso dia a dia e precisam ser valorizados. Essa é uma forma de preservar as nossas riquezas culturais e também culinárias”, afirmou o secretário.