Gestores destacam importância de debater a agricultura familiar no primeiro dia de simpósio

Ocorreu nesta desta terça-feira, 27, as atividades do I Simpósio da Agricultura Familiar no Território Nordeste do Tocantins. O encontro, organizado pela Prefeitura de Pedro Afonso, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), reuniu mais de 200 pessoas, entre gestores municipais, pesquisadores e representantes de diversos órgãos, no auditório Executivo pedroafonsino. Em debate, propostas para impulsionar a agricultura familiar na região.

Na abertura do evento, o prefeito de Pedro Afonso Afonso e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, destacou a necessidade dos municípios fortalecerem o pequeno e micro produtor. “Temos em nossa região diversas cadeias produtivas que podem ser aprimoradas e nós, enquanto gestores e entidades públicas, temos a obrigação de fomentar esse desenvolvimento, através de políticas que promovam a agricultura familiar, pois elas refletem diretamente em nossos municípios”, enfatizou.

Para o diretor de Empreendedorismo Rural do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, o simpósio é um espaço para poder público, produtores e iniciativa privada conhecer melhor as potencialidades da região. “É, por meio dessa junção, que podemos discutir os principais problemas, eleger as prioridades e trabalhar em conjunto para construir caminhos para o desenvolvimento”, frisou Adenieux.

Ainda de com acordo Adenieux, com o encontro será possível alinhar ideias e ações em prol da melhoria das políticas de assistência da agricultura familiar. “Muitos dos insucessos das políticas de território é a falta de articulação e conhecimento. Com o simpósio podemos fazer parcerias, além de conhecer a realidade da região, para que tenhamos programas de políticas públicas que efetivamente atenda às necessidades da agricultura familiar”, completou o diretor.

Região em destaque

Prefeito de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini afirmou que o debate é importante para desenvolver a agricultura familiar, e o simpósio possibilita um elo entre o pequeno produtor e as entidades da gestão pública, para falar sobre os problemas e avanços específicos desta região.

Já o prefeito de Itacajá Cleoman Correia acredita que o simpósio é um espaço de diálogo bastante produtivo.  “Temos aqui muitas informações que podem ser utilizadas por nós gestores e também pelo homem do campo na melhoria das ações que buscam desenvolver a agricultura familiar”, destacou.

Programação

Com diversos temas voltados à agricultura familiar e a variadas cadeias produtiva da região o primeiro dia do encontro contou com palestras do Adenieux Rosa Santana, diretor do empreendedorismo do Ruraltins; Alan Barbiero, doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília; Ricardo Khouri, presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins e da OCB/Sescoop; João Sever, superintendente do IBGE no Tocantins, além de pesquisadores e técnicos de diversas áreas.

O I Simpósio da Agricultura Familiar no Território Nordeste do Tocantins continua nesta quarta-feira, 28, com palestras, mesas redondas e workshop abordando temas importantes do dia a dia do homem do campo. Confira a programação completa clicando aqui.

Território Nordeste do Tocantins

O Território Nordeste do Tocantins é composto pelos municípios de Itacajá, Pedro Afonso, Santa Maria, Bom Jesus, Goiatins, Palmeirante, Itapiratins, Campos Lindos, Filadélfia, Barra do Ouro, Babaçulândia, Recursolândia, Centenário e Wanderlândia.