Gestão realiza mutirão de limpeza e manutenção de galerias de águas pluviais.

Para evitar o acúmulo de água com o início do período chuvoso e a otimização do sistema de captação da malha de drenagem do município, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Extraordinária para Resoluções de Problemáticas Pluviais iniciou neste mês de setembro os serviços de limpeza e manutenção de bueiros e bocas de lobos em todos os bairros da cidade.

Segundo o secretário, engenheiro civil Vinnícius Santos Tavares, o objetivo da ação é garantir total eficiência da malha de drenagem. “Essa retirada do lixo e demais resíduos é primordial para que, durante o período chuvoso que se aproximas, nossas galerias tenham total eficiência, que possam conduzir as águas até o local do seu deságue sem nenhum empecilho. Evitando transtornos ao cidadão”, revela Vinnícius.

Apesar dos serviços de manutenção, o secretário destaca que é preciso ter uma colaboração da comunidade para que não descarte lixos em lugares impróprios. “Além de ser uma penalidade ao Código de Postura do município, descartar lixo em lugar impróprio faz com que as bocas de lobo e galerias fiquem congestionadas, gerando assim transtornos como alagamentos. Então é necessário que a comunidade colabore e ajude nessa manutenção”, completa.

Cuidado das praias

Além das ações de manutenção das galerias de águas pluviais, a Prefeitura de Pedro Afonso, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviço e Turismo, realizou mutirão de limpeza nas praias Duga e Sono. O mutirão, realizado durante a última semana, contou com a participação dos servidores municipais, estagiários da Universidade Federal do Tocantins, além da equipe responsável pela limpeza urbana.