Gestão define identidade organizacional do município de Pedro Afonso

Qual é o propósito da gestão municipal? Quais os índices que o município de Pedro Afonso quer ter em destaque nos próximos anos? Quais são os seus valores?  Estes foram alguns dos questionamentos respondidos pelo prefeito Jairo Mariano, juntamente com secretários municipais durante mais uma etapa de construção do Plano Estratégico de Pedro Afonso, realizada nesta terça-feira, 09, no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Elaborando a imagem organizacional do município de Pedro Afonso, o Executivo Municipal, orientados pela equipe do TCE, por meio do Conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, formulou o Negócio, Missão, Visão e Valores que irão nortear a administração municipal nos próximos anos.

Tendo como negócio a “gestão de política públicas”, a Prefeitura de Pedro Afonso definiu como sua missão “executar políticas públicas que assegurem o desenvolvimento social o desenvolvimento social, econômico e cultural do município, promovendo a qualidade de vida dos pedroafonsinos”.

Já para os próximos anos, a visão que o executivo municipal tem para o município é que ele “seja referência em gestão pública no estado do Tocantins e na região norte do país”. Ainda foram definidos os valores que devem se basear a administração pública pedroafonsino, sendo eleitos Transparência; Humanização; Profissionalismo; Equidade; Proatividade e Excelência, como princípios a serem adotados por toda a gestão.

Segundo o prefeito Jairo Mariano, a conclusão de mais uma etapa do planejamento e da construção da identidade organizacional da gestão municipal apresenta mais avanço para a comunidade. “A criação dessa identidade organizacional irá permitir que tenhamos uma gestão diretiva, com objetivos sólidos a serem alcançados, além de garantir o pleno exercício da liderança compartilhada. Com a nossa Missão, Visão e Valores temos agora um conjunto de ferramentas que irão moldar o nosso o propósito e a razão pela qual a administração pedroafonsina existe”, declarou o gestor.

Já para o Conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar elaborar o Plano Estratégico é uma providência necessária para toda a instituição, sendo essencial aos municípios. “Por meio deste importante documento são idealizadas as ações e metas para a continuidade da gestão e os próximos anos, levantadas as oportunidades de melhoria e definida a visão de futuro, dentre outras questões.

Severiano afirma ainda que à identidade organizacional revela a essência da instituição. “Ela apresenta as características peculiares, confere personalidade e assegura autenticidade à atuação da organização. Desta forma, é primordial definir a identidade organizacional, expressa por meio do negócio, missão, visão de futuro e valores”, concluiu o conselheiro.