Formação incentiva profissionais a repensar prática educacional no município

O segundo semestre letivo da rede municipal de ensino de Pedro Afonso teve início na manhã desta segunda-feira, 05, e para recepcionar os alunos e garantir um ensino e aprendizado de qualidade a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira, 02, uma formação continuada com os profissionais da área.

Ao todo cerca de 200 servidores participaram da palestra, realizada no Teatro Municipal Professora Adriana Correia.

Com o tema “Estudo de Caso: O que é? Como Fazê-lo?” a formação, realizada em parceria com a instituição de ensino superior Faculdade São Braz, abordou as particularidades e multiplicidades dos alunos dentro e fora da sala de aula, bem como as formas de trabalhar com estas diferenças para permitir que os alunos absorvam os conhecimentos e alcance o aprendizado de forma rápida e eficiente.

A formação foi ministrada pela mestre em Educação Especial Wania Boer. Para Wania o momento teve o objetivo de levar os participantes a desconstruir o olhar sobre a relação sujeito, ensino e aprendizagem. “Aqui queremos que os professores e profissionais estimulem as habilidades para a construção de estudo de casos, além de analisar cada caso para tomada de decisões no processo de ensino e aprendizagem”, destaca a palestrante.

A inspetora escolar Ana Célia Dora afirmou que a formação permitiu que o professor pudesse repensar a prática pedagógica, a sua postura enquanto educador. “Temos salas de aula que não são homogêneas, elas apresentam diferenças, alunos com vivências e experiências totalmente distintas e o professor precisa estar atento a essas particularidades”, afirma inspetora escolar.

Ofertado de forma gratuita e sem custo ao município, a formação foi realizada por meio da parceria com a Faculdade São Braz. “O importante desta parceria é levar o conhecimento aos professores enriqueça, além da bagagem profissional, a pessoal. É isso que visamos e por isso parcerias como estas são tão relevantes”, afirma o representante da instituição, Allef Tavarine.

Para a secretaria de educação, Liliana Cristofari o investimento e as parcerias em prol da formação dos profissionais de educação refletem na melhoria do ensino ofertado na rede municipal. “Nosso objetivo é sempre melhorar, uma das formas e aperfeiçoar os conhecimentos e nossas práticas diárias. Temos dentro do nosso planejamento metas a serem cumpridas e essas parcerias são algumas delas, então, estamos buscando o nosso objetivo que é oferta, diariamente, uma educação de qualidade a todos os pedroafonsinos”, completa Liliana.