Formação busca excelência no atendimento em saúde

Com o objetivo de humanizar o atendimento em saúde, por meio da valorização dos servidores, a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso lançou, na última sexta-feira, 06, o Projeto de Treinamento de Educação Permanente e Desenvolvimento Pessoal.

A ação, que será realizada com todos os servidores da saúde, será coordenada pela psicóloga e consultora de recursos humano Quézia Arantes e ofertará diversas atividades de capacitação, que buscam promover a valorização e o desenvolvimento de competências dos servidores da área da saúde, por meio da melhoria continuada dos serviços prestados. Ao todo serão quatro meses de formação com encontros semanais.

Segundo a psicóloga, o primeiro passo é elaborar um diagnóstico para verificar possíveis problemas de relacionamento ou ações que afetam o dia a dia do servidor, bem como o seu impacto no atendimento ao cidadão. “Logo após trabalharemos semanalmente com atividades que estimulem essa melhoria do ambiente organizacional e dos serviços prestados à comunidade”, destacou a psicóloga durante a abertura do projeto.

Já o secretário José Martins ressaltou que o maior patrimônio da Secretaria Municipal de Saúde são os seus servidores e que, com a formação, a comunidade ganhará por meio de um serviço de excelência.  “O aperfeiçoamento de toda a equipe de saúde faz com que a comunidade receba, diretamente, as melhorias no atendimento de um grupo capacitado, que conhece suas deficiências e qualidades, mas busca, acima de tudo, evoluir enquanto profissional e no atendimento ao cidadão”, frisou José Martins.

Representando o prefeito Jairo Mariano, o vice-prefeito José de Ribamar Coelho, destacou que a formação possibilitará um ambiente de trabalho melhor. “Esse projeto vem para trazer aos nossos servidores mais qualidade de vida e reforçar a sua missão que é de atender a nossa comunidade de forma excelente, pois esta é uma das preocupações da gestão, tanto no que diz a respeito ao fortalecimento e capacitação do servidor, como da qualidade dos serviços prestados à comunidade”, destacou Coelho.

Entrega de Notebooks

Além do lançamento da formação, a gestão, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de 15 notebooks que irão auxiliar o trabalho das cinco equipes de agentes comunitários de saúde do município.  “Fizemos um compromisso que até o final do ano nós entregaríamos esses notebooks e, agora, 15 deles foram entregues. Esperamos que, ainda no segundo semestre, já possamos contemplar os outros 17 agentes de saúde com seus computadores, para que o serviço seja melhor realizado junto à comunidade”, declarou o secretário José Martins.